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Tenho um evento corporativo, e agora?

Tenho um evento corporativo, e agora?

A Salada Corporativa ajuda você a tirar o máximo proveito de eventos de negócios.

Você pode ser um estagiário que acabou de entrar no mercado de trabalho ou um gestor de alta hierarquia em uma marca consolidada no mundo dos negócios, mas será que sabe tirar o máximo proveito de um evento corporativo?

Há certas convenções sociais em situações desse tipo que podem até parecer óbvias, mas acabamos deixando passar. Sabe quando dizem que o que menos percebemos é justamente aquilo que está bem debaixo do nosso nariz? Por isso é sempre bom nos atentarmos aos detalhes, especialmente àqueles que parecem mais básicos.

Por que resolvemos abordar este tema? Esta semana um de nossos clientes se queixou de um congresso que participou e acabou dando mole em certos quesitos. Na hora de se apresentar a possíveis parceiros, por exemplo, ele percebeu que não tinha levado consigo cartões de visita. Para evitar que você caia nos mesmos erros que ele, vamos dar uma olhada nas dicas abaixo?

Primeiramente, os citados cartões de visita. Não se esqueça deles!

Vá sempre com a mente aberta. Pode até ser que algumas pessoas não possam trazer muitas vantagens para o seu negócio, mas pelo menos você vai ouvir novas ideias, conhecer novas formas de olhar para o mundo – e a partir daí você pode, por si só, aprimorar suas formas de trabalho.

O evento tem crachá? Use! Deixe-o visível para que todos saibam quem é você e, na hora de se apresentar, diga seu nome, cargo e empresa de forma clara. Também é fundamental começar a conversa em tom amistoso. Fale sobre o evento, o que já aprendeu nele, expectativas, o mercado… Quando tiver um laço estabelecido, aí sim é hora de falar sobre como você e a pessoa em questão podem se ajudar mutuamente nos negócios. Lembre-se ainda que um cargo alto não significa que a pessoa seja a mais indicada para te ajudar. Saiba com quem você quer/precisa falar.

Procure não sair por aí pedindo entrevistas, parcerias e qualquer forma de ajuda. Em vez disso, peça conselhos, orientações.

Se a pessoa estiver interessada, vai tomar a iniciativa e lhe fazer alguma boa proposta. Se for apresentar alguém a um grupo, diga o nome de todos de forma clara, sem pressa. Esqueceu o nome de alguém? Não tem problema. Admita, peça desculpa e pergunte. Não entendeu? Leia o crachá. Peça o cartão. Pergunte outra vez.

Antes do evento, ensaie uma breve apresentação sobre você e a sua empresa. O que você faz? Como é a sua trajetória profissional? Qual é a proposta comercial e social da sua empresa? Treine bastante e tente fazer isso em menos de um minuto. Se você passar muito tempo explicando seu papel no mercado, pode passar a impressão que nem você entende direito.

Evite interromper. É rude e atrapalha a comunicação. Espere a sua vez de falar. Ouça com atenção e interesse. Respeite.

Quer fazer uma pergunta em uma palestra? Aguarde a hora certa para isso. Levante o braço, indique que você quer participar. Apresente-se e à sua empresa. Não há necessidade de perder tempo fazendo piadas, elogiando a organização, agradecendo nem nada. Faça uma pergunta relevante, sucinta e que não seja repetida. Se conseguir relacioná-la a alguma questão previamente apresentada por outra pessoa, melhor ainda.

Puxar o braço e cutucar não são exatamente boas ideias. Apresente-se e inicie a conversa. Se a pessoa não quiser ou puder falar no momento, peça um cartão e pergunte se pode entrar em contato em outro momento. Não seja insistente. Se forem conversar, trate de assuntos específicos, que a pessoa domine e se interesse.

Pegou o cartão? Envie um email, adicione no LinkedIn, pergunte quando pode ligar, procure agendar um encontro. Tudo isso lembrando quem é você e como se conheceram.

Lembre-se dessas dicas e se prepare para tirar o máximo proveito dos eventos corporativos que for. Quer saber como você pode usar a sua experiência e personalidade para aprimorar seu networking? Nosso Programa Salada Corporativa de Coaching de Carreira é uma poderosa metodologia para te ajudar. Entre em contato e saiba mais.

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