Seja indo para o trabalho, seja voltando… Se tem algo que nos atrapalha e nos faz perder tempo, é o trânsito das grandes cidades. Cada vez mais engarrafadas, com o serviço de transporte super saturado, horas de nossos dias são desperdiçadas. Mas será que tem que ser assim? Não temos o poder para solucionar o caos dos transportes urbanos, mas com certeza temos meios para que eles não sejam espaços inúteis em nossas agendas diárias.
Essa reflexão é comum em quase todos os nossos clientes e até em nós mesmos, aqui da Salada Corporativa. Mas aprendemos a usar esse tempo que passamos presos nos engarrafamentos para algo útil. Vamos ver algumas atitudes que você pode adotar, inspiradas em nossos próprios insights e de alguns clientes?
Se você ainda não cadastrou seu email profissional em seu smartphone, considere esta ideia: em vez de perder horas no trânsito, você pode usar esse tempo para ler e responder e-mails pelo celular. Uma boa ajuda é se cadastrar em um sistema de nuvem – aquelas plataformas como o Google Drive e o Drop Box, que permitem que você armazene arquivos em seus servidores e possa acessá-los quando e onde quiser.
Crie listas. Está indo para o trabalho? Enumere as principais atividades que você precisa realizar no dia. Está voltando para casa? Já pense nas metas do dia seguinte.
Precisa resolver algo pelo telefone? Ligue para a pessoa e resolva.
Você tem que ler aquele livro que te ensina a fazer apresentações melhores? Talvez estudar uma apostila para aquele projeto mais específico? A leitura é sempre uma boa forma de fazer bom uso do seu tempo.
E quanto àquele vídeo motivacional? Você pode passar arquivos de vídeo para o celular e assistir no caminho para o escritório. Instalar aplicativos de vídeo, como o YouTube, também é uma boa dica.
Aprimorar o uso do seu tempo também é empreendedorismo. Quer saber como? Fale conosco e conheça nosso programa de Coaching para Empreendedores, uma excelente metodologia para você se conhecer melhor e estimular o seu potencial de desenvolvimento – incluindo administração do tempo.