Voltar

Apresente-se melhor que a Copa

Apresente-se melhor que a Copa

Entenda o que deu errado na abertura da Copa do Mundo e tome cuidado para não cometer as mesmas falhas.

As opiniões sobre a abertura da Copa do Mundo que aconteceu na última quinta-feira (12) em São Paulo não agradou. Tanto brasileiros quanto estrangeiros têm se mostrado insatisfeitos com o que viram – basta dar uma conferida nas redes sociais e portais de notícias para se deparar com uma série de críticas e lamentações. Vamos analisar um pouco o que aconteceu?

A cerimônia de abertura seguiu os padrões da FIFA. Se compararmos com outras Copas, não saímos perdendo. Mas se tínhamos os mundiais anteriores, tínhamos também uma ideia do que esperar. Então por que a FIFA decepcionou o Brasil e o Mundo?

Se tem algo que pode ser fatal para uma apresentação é o excesso de expectativa por parte do público. Ora, mas se a FIFA pouco divulgou o que seria mostrado na abertura e, mais ainda, seguiu os padrões das Copas passadas, de onde veio tanta expectativa? Será que você consegue detectar aí onde a instituição máxima do futebol mundial deu um escorregão?

Pode ser que os espetáculos de abertura e encerramento das Olimpíadas de Londres em 2012 ainda estejam frescos na memória do público, que esperava algo tão grandioso quanto… Será mesmo? A lembrança pode até estar forte e a vontade de ver algo igualmente majestoso também, mas todos sabem que a festa olímpica é imensamente maior que a futebolística – esse é até um argumento comum entre a minoria que defende a abertura da Copa.

O que a FIFA não fez foi se adaptar ao terreno em que chegava. Apesar de todas as leis criadas para empoderar a entidade em território nacional, ela pecou em não ter feito um estudo para entender o que seu público esperava. Ora, o Brasil é, afinal, o país do Carnaval, do Boi Bumbá, das festas de São João… Quando é para celebrar, o brasileiro está acostumado com grandiosidade, fartura. E o mundo aprendeu a esperar isso do Brasil. Apesar de ser uma festa organizada pela FIFA, só o fato de ser no Brasil criou no planeta inteiro uma grande expectativa. Afinal, o país conhecido por fazer algumas das maiores festas do mundo iria abrigar a Copa. É natural que as pessoas esperem algo grandioso. E foi justamente isso que não aconteceu. Em vez do esplendor da Sapucaí, vimos alguns dançarinos espalhados pelo campo, deixando uma sensação de vazio e até improvisação. Mas, vale lembrar outra vez, esse foi o padrão da FIFA para aberturas de Copas. Então o que poderia ser feito?

Faltou à instituição uma adequação àquilo que era esperado do público. Se só era possível levar um número X de pessoas ao campo para que o gramado não fosse prejudicado, como fazer este mesmo número X parecer muito mais do que realmente é? Uma das maiores críticas que podemos ver por aí é o grande tapete amarelado que cobria o gramado, pois visualmente ele ajudava a ampliar os espaços entre os dançarinos, aumentando a sensação de vazio. Roupas e adereços mais extravagantes, talvez? Mais cores no tal tapete? Como isso poderia ser revertido?

Mais que só se adequar ao que se espera, a FIFA poderia ter também anunciado massivamente a que veio. Apesar de sua imagem consolidada, em um país de festas tão majestosas não seria ruim divulgar imagens e vídeos dos ensaios, por exemplo, para ajudar o público a ajustar sua expectativa. Um meio termo entre se adaptar ao que as pessoas querem ver e mostrar a elas a que está vindo teria ajudado bastante e as opiniões provavelmente seriam diferentes das que estamos vendo por aí.

E o que você pode aprender com isso? A se apresentar direito. Vai fazer uma entrevista? Ministrar uma palestra? Estude, pesquise e descubra o que é esperado de você.  A partir disso, faça o que estiver ao seu alcance para não desapontar. E tenha também o cuidado de previamente trabalhar a sua imagem, a sua identidade, para que as pessoas saibam o que esperar de você e não esperem algo diferente. Garanta que elas vão te ver sabendo o que encontrarão e que você atenderá às expectativas.

Se precisar de uma ajudinha para descobrir como se apresentar da melhor forma possível, sabe que pode contar com a Salada Corporativa, né?

E aí? Vai pisar na bola ou marcar um gol?

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.