Voltar

Sem dar branco

Sem dar branco

Não precisa se encher de anotações para evitar esquecimentos!

Imagine a seguinte situação: você está em uma reunião, conversa com clientes, dando uma palestra… Enfim, tendo que fazer algum tipo de apresentação. De repente, dá aquele branco. Por mais que você tenha preparado um poderoso discurso, é como se ele fugisse da sua mente. E agora? O que você faz?

Calma, não precisa – nem deve! – se desesperar. Todo mundo está sujeito a isso. É normal esquecer alguma coisa. Mas dependendo do que for pode passar uma imagem negativa e, para surpreender positivamente, é sempre bom evitar essas gafes. Por isso, fique por dentro de alguns truques que vão ajudar a manter sua memória afiada e bem protegida contra esses esquecimentos repentinos.

Recue um pouco. Explicou os pontos A e B, mas não lembra qual é o C? Volte aos dois primeiros e ressalte a importância deles, aborde-os de outra forma. Isso vai lhe dar mais tempo para lembrar do próximo. Também vale, enquanto estiver ensaiando seu discurso, fazê-lo de formas diferentes, com diversas abordagens. Isso abrirá mais caminhos para que você se lembre de tudo, de um jeito ou de outro.

Não tenha medo de lançar perguntas retóricas. Elas transmitem mais confiança no seu discurso e ainda te dão mais tempo de desenvolver seu raciocínio ou mesmo propôr um momento de reflexão.

Tenha seu propósito geral sempre em mente e reafirme-o quantas vezes for necessário. Primeiro porque ajuda a fixar a ideia que você quer passar e segundo que, tendo essa visão mais ampla do que você está apresentando, é mais fácil se lembrar de pontos específicos.

E você? Tem alguma dica para não dar branco? Conte para a gente!

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.