Voltar

E se perderam a fé em você?

E se perderam a fé em você?

Conheça alguns sinais de que você está sem crédito com a sua equipe.

Você já deve ter visto por aí uma série de indicativos que te ajudam a saber quando seu estilo de gestão está dando bons resultados. Mas e quando o contrário acontece? Como identificar quando seus colaboradores começam a perder a fé na sua capacidade de liderar? Os fatores a seguir podem significar que você está desacreditado na empresa, que está fazendo algo (muito) errado. Preste atenção e, se notar algum dos fatores a seguir no comportamento da sua equipe, pode ser melhor dar uma revisada nos seus conceitos…

Fazem silêncio quando você entra na sala? Se todo mundo fica quieto quando você aparece, não quer dizer que estavam falando de você… Pode ser que tenham medo de dar alguma ideia ou opinião na sua frente. Será que você não tem agido com muita rigidez e sem dar valor aos pensamentos alheios? Isso pode reprimir seus colaboradores.

Todo mundo concorda com você? Se em momento nenhum os funcionários discordam do que você diz ou pelo menos tentam apresentar um outro ponto de vista, é porque existe um temor de como você reagiria a um pensamento diferente. Seja mais tolerável e incentive a pluralidade de ideias. Além disso, para cair fora dessa “política do medo”, tente suavizar seu discurso e seu comportamento. Simpatia faz bem.

Contratou ou pretende contratar um consultor de gestão? Ora, isso apenas confirma que você está tendo sérios problemas para gerir e tem algo dando errado.

As melhores pessoas da sua equipe foram embora? Quem é bom não fica muito tempo onde seus talentos estão sendo mal aproveitados e/ou recompensados. Sua forma de gestão pode estar fazendo funcionários talentosos se sentirem presos e impedidos de crescer, o que desperta neles a vontade de ir para outra empresa. Cuidado com isso.

Está dizendo aos outros como fazer seus trabalhos? Se você sabe tão mais que eles, então por que não faz tudo por si só? Você pode dizer o que quer, o que espera e até orientar sobre essa forma ser mais eficiente que aquela, mas deixe que cada um trabalhe do seu próprio jeito. Se alguém faz algo do modo que faz, é porque se sente melhor assim. Ninguém gosta de trabalhar em um lugar onde o gestor diz que tem que fazer do jeito X e ponto final.

Você tem que se desculpar demais? Se você se encontra o tempo todo tendo conversas para amenizar o clima e se desculpar por algo que tenha feito ou deixado de fazer que atrapalhou o trabalho da equipe, o problema não está nas inúmeras situações que fizeram você perder o controle, mas no seu comportamento.

E aí? Você sabe de mais dicas para identificar se sua gestão não está sendo satisfatória?

Para encontrar modelos de gestão eficientes e desenvolver melhor a sua liderança, que tal contar com o coaching? A Salada Corporativa pode ajudar você!

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.