Voltar

Coisas que nenhum gestor devia dizer

Coisas que nenhum gestor devia dizer

Mudar seu discurso pode ser a chave para uma equipe mais motivada.

Liderar uma equipe não é tarefa fácil. Delegar tarefas e saber extrair o melhor de cada colaborador é estressante e pode ser um contínuo teste de paciência. No entanto, espera-se de um líder controle, capacidade de motivar e uma série de competências que estimulem a equipe… Entretanto há coisas que, se ditas, podem ter efeito contrário. Dê uma olhada em coisas que nenhum gestor devia dizer.

“Sou chefe e você tem que obedecer.” E lá se vai a sua credibilidade. Falar algo desse tipo transforma o respeito em medo, raiva, rancor. No ambiente de trabalho se espera que todos sejam adultos e se comportem como tal. Com certeza você é capaz de encontrar outra forma de dizer a alguém que isso ou aquilo precisa ser feito.

“Você tem sorte por ter emprego.” Isso pode soar como uma ameaça e levar o colaborador a buscar novas oportunidades. Ele não conseguiu uma vaga na sua empresa com sorte, mas por ser competente e por você ter acreditado nele. Funcionários que se sentem constantemente devendo alguma coisa são improdutivos.

“Tem um monte de gente querendo seu emprego.” Esse é o caminho mais rápido para fazer as pessoas de sua empresa se sentirem ameaçadas e procurarem vagas em outros lugares. E marcas com grande rotatividade de funcionários tendem a não se sustentar muito bem. Pense no tempo perdido treinando novatos sem parar e, quando se adequam ao trabalho, vão embora… Melhor reter. E ameaçar tem o efeito oposto.

“Você está implicando demais com isso.” Se alguém demonstra resistência ou insegurança com relação a esse ou aquele projeto, dê ouvidos. Essa pessoa pode ter notado algo que passou despercebido por você. Não desmereça a opinião alheia dizendo que é implicância. É apenas uma visão diferente.

“Estou sem tempo para isso.” Você, na posição de liderança, deve dar o exemplo e aprender, justamente, a conciliar sua agenda. Arrume tempo para as necessidades da equipe. Se você não o fizer, seus colaboradores não se sentirão motivados a seguir seus passos.

“Estresse? Você não sabe o que é estresse!” Quem disse? Estresse é relativo. O que é desgastante para você pode não ser para os outros e vice-versa. Conheça sua equipe, entenda o que pode levar cada um ao esgotamento e trabalhe de forma a evitar que seus colaboradores cheguem ao limite.

Lembre-se, chefes dão ordens e crescem apoiados na equipe. Líderes fazem juntos e alavancam todos para o sucesso coletivo.

Quer descobrir como desenvolver mais habilidades de liderança? Conheça nossos serviços!

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.