Voltar

A entrevista para o emprego dos sonhos

A entrevista para o emprego dos sonhos

Saiba como se sair bem em entrevistas de emprego e conquiste a vaga dos seus sonhos!

Você caprichou no currículo, montou um bom portfólio e te chamaram para aquela entrevista para o emprego dos seus sonhos! E agora? Calma, não precisa arrancar os cabelos de ansiedade. Esse é um momento muito importante para a sua vida, mas há coisas que você pode fazer para se sair bem. Evite estresse e confusão e atente para as dicas a seguir para que dê tudo certo.

Antes da entrevista, estude bem a empresa, o segmento que ela atua e a vaga que você vai disputar. É o emprego dos seus sonhos, não é? Então isso não vai ser um trabalho chato, mas divertido e enriquecedor. Pesquise bem sobre o histórico, valores e mesmo o papel que a empresa quer exercer na sociedade. Entenda o mercado em que ela está inserida e por que a vaga que você quer é importante para esse processo. O que você vai ter que fazer? Como vai ter que fazer? Tenha tudo isso em mente.

Agora olhe um pouco para si. Pense no que você já viveu, nas suas experiências. Como a bagagem profissional que você já adquiriu pode ser útil para a empresa crescer no contexto de negócios que ela está atualmente? Que diferencial você tem (ou pode desenvolver) que vai qualificar você para a vaga?

Fique de olho no relógio e seja pontual. Quer uma dica? Há um ditado que prega que quem chega na hora é sortudo e as pessoas realmente pontuais chegam antes. Então se programe para sair de casa ainda mais cedo – é preciso saber lidar com imprevistos como engarrafamento ou até se perder.

A sinceridade é outro ponto importante. Nada de chegar falando que você fala dez idiomas, dizendo que tem mais anos de experiência do que realmente tem e nem inventar qualidades. Fale sempre a verdade e seja transparente. Uma pessoa inexperiente com vontade de aprender tem muito mais valor e chances de ser contratada que uma mentirosa.

Durante a conversa, procure ilustrar aquilo que você diz com exemplos. É fluente em inglês? Cite uma reunião que você possa ter tido com estrangeiros. Pensa fora da caixa? Explique como ajudou algum projeto a sair do lugar comum e se destacar. Use suas próprias experiências a seu favor.

Manter contato visual também é importante: demonstra confiança, firmeza. Preste atenção também à sua postura e gestos. Não precisa se enrijecer demais, mas também não pule no sofá. Encontre um meio termo que alinhe a sua personalidade ao ambiente da empresa que você quer trabalhar.

Cuidar da aparência também é válido. A primeira coisa que vão notar em você, antes mesmo de começar a conversa, é como você se veste, se está suando, se os cabelos e a pele estão bem cuidados… Pode caprichar no visual, mas procure ficar longe de excessos.

Nossa chef Claudia Klein falou sobre o tema na campanha “Meus Vinte e Poucos Anos”, da Vichy. Confira:

E aí? Já está se sentindo mais confiante?

Confira nosso cardápio de serviços e descubra como o coaching pode ajudar você a dar o melhor de si em uma entrevista de emprego!

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

1 Comentário