Voltar

Esgotamento? Evite!

Esgotamento? Evite!

Conheça três tipos de esgotamento e saiba como manter distância deles.

É comum associarmos o esgotamento a horas contínuas de trabalho e esforço sob pressão e estresse. Então a solução para não se sentir esgotado é parar de trabalhar? Isso não é viável e há soluções melhores. Antes de encontrar a melhor forma para resolver essa questão, entretanto, é preciso identificar o tipo de esgotamento que você está sentindo. Assim será mais fácil construir uma rotina que seja saudável para você.

Sobrecarga: esse é o tipo de esgotamento que acontece quando você trabalha incessantemente, até chegar à exaustão e desgaste emocional.

Mal desenvolvimento: pode ser um acúmulo da sobrecarga, quando você se sente refém das mesmas tarefas e não encontra espaço para desenvolver novos talentos e habilidades para crescer na carreira. Isso pode resultar no próximo tipo de esgotamento…

Negligência: perdida a capacidade de encontrar prazer naquilo que se faz, você não tem mais o mesmo empenho e satisfação para realizar seu trabalho. Isso pode deixar você negligente, o que faz com que suas tarefas se acumulem ainda mais e te prendam em um ciclo vicioso.

Esses três tipos de esgotamento podem se configurar como estágios, um levando ao outro e se transformando em uma bola de neve. Mas afinal, como escapar desse pesadelo? A primeira parte é conhecer seus limites. O autoconhecimento permite que você tenha claras as funções que pode executar, os prazos que pode cumprir e mesmo qualidade e quantidade de resultados a serem entregues. Tendo isso bem claro, vem um fator fundamental, mas que poucas pessoas praticam: ser verdadeiro com seus colegas, superiores e subordinados. Se eles também conhecerem tão bem quanto você seus talentos e limites, vão designar a medida certa de tarefas. Desafios podem e vão surgir aqui e ali, mas uma vez que você saiba o que é capaz de realizar e também quando é hora de pedir ajuda, enfrentá-los não será nenhum bicho de sete cabeças.

Uma boa forma de se conhecer bem é participar de um programa de coaching. Conheça o cardápio de serviços da Salada Corporativa e encontre o pacote certo para você!

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.