Voltar

Sob pressão, mas sem perder a criatividade

Sob pressão, mas sem perder a criatividade

É possível se manter criativo mesmo estando sob pressão. Saiba como!

Quando falamos em criatividade, é normal imaginarmos um escritor, pintor, músico… Alguém que viva da arte e, em um súbito momento de inspiração, produz uma obra digna de ser reconhecida e celebrada. Ainda que tenhamos essa imagem, na vida real não é bem assim. Primeiro porque a criatividade é importante para qualquer empresa ou profissional crescer e se destacar. Segundo porque mesmo que no mundo das artes há pressão. Ou você acha que um escritor não tem uma agenda a cumprir com a editora e até seus leitores? Não dá para ficar sentado esperando uma luz cair do céu.

Todo trabalho, por mais flexível que seja, tem prazos a serem cumpridos. Resultados a serem atingidos. Toda essa pressão pode prejudicar a criatividade e fazer você cair em um ciclo de improdutividade e insatisfação. Mas existem algumas coisas que você pode fazer para manter a criatividade – e, consequentemente, a produtividade – mesmo correndo contra o tempo e com metas para bater. São pequenas atitudes que, incorporadas ao dia a dia, podem fazer toda a diferença.

Tomar uma xícara de café no trabalho pode estimular o cérebro. Isso faz bem para a criatividade. Da mesma forma, a música – seja com fone ou ambiente – pode ajudar você a gerar um fluxo de pensamentos de onde pode surgir a inspiração que faltava. Dar uma olhada nas redes sociais para ver o que seus amigos estão falando também pode ser uma fonte de ideias. Assistir a um trailer de filme, ler notícias relacionadas ao projeto que você está trabalhando… Faça uso dessas artimanhas para aumentar a sua criatividade.

Vá para outro lugar. Se você está esperando a inspiração aparecer enquanto fica sentado usando o computador, vai continuar aí esperando. A inspiração aparece onde menos esperamos. Saia para dar uma volta, vá à padaria da esquina comer um pão de queijo, dê uma volta no parque ou mesmo faça um brainstorming em algum lugar diferente, como o terraço do prédio. Novos cenários estimulam novas ideias.

Divida seu tempo. Não adianta nada você ficar o dia inteiro focado em um projeto se não estiver com a inspiração necessária para fazê-lo acontecer. Trabalhe por algum período, pare por outro e faça outra coisa completamente diferente. Organize uma escala.

Use e abuse das novas tecnologias. Tecnologias e habilidades diferentes ativam fazem o cérebro funcionar diferente. Isso pode acender uma luz que vai inspirar você. Fazer as coisas de formas diferentes é uma excelente estratégia para dar um up na sua criatividade.

Trabalhe em equipe. Ser criativo em grupo é muito mais fácil que sozinho. Busque ser confrontado, provocado, com ideias novas, diferentes, que você provavelmente não pensaria por si próprio. Sabe aquele ditado que diz que duas cabeças pensam melhor que uma? Ele não surgiu do nada. E quando se trata de criatividade, quanto mais cabeças pensando, melhor.

E você? Tem algum conselho para aumentar a criatividade mesmo sob pressão? Conte para a gente!

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.