Você sabia que a intensidade e a natureza das suas emoções podem exercer grande influência no seu trabalho? Seus sentimentos deixam rastros que alteram o seu humor e ele é justamente um dos fatores mais importantes, ainda que pouco reconhecido, para a sua produtividade e qualidade.
Imagine um líder que está ansioso, mesmo que por algum motivo que nada tenha a ver com o trabalho. Isso fará com que ele execute mais rapidamente suas tarefas e encoraje seus seguidores a fazerem o mesmo. Se você está se sentindo otimista e relaxado, por exemplo, provavelmente vai ignorar alguns riscos e perigos que deveriam receber alguma atenção. Já uma situação de raiva pode fazer um profissional se lembrar de problemas urgentes e focar sua energia para resolvê-los.
O seu clima afeta o trabalho, seja ele bom ou ruim. Se você está de bom humor, vai trabalhar com mais confiança, lembrando das coisas boas de se fazer o que faz, focando em resultados positivos e conquistando vitórias com mais determinação. Se estiver para baixo, vai focar no lado ruim do que faz, nas dificuldades, nos problemas, nas memórias negativas e vai acabar se envolvendo em um pessimismo bastante prejudicial. Isso acontece porque suas emoções tendem a se intensificar e isso é diretamente refletido na sua vida profissional.
Hormônios liberados em situações de estresse – e que apenas aumentam a tensão – levam horas para serem absorvidos novamente pelo organismo e eventualmente evanescerem. Em vez disso, procure sentir coisas boas, encher seu corpo de hormônios que causem satisfação. Como? Respire fundo, tente se rodear de pessoas alegres, divida suas tarefas em afazeres menores e mais fáceis, simplifique sua vida.
Faça mais coisas que te deixem de bom humor. Sua carreira vai agradecer.
*Livremente Inspirado no texto “How Moods Impact Results”, de Daniel Goleman.