Voltar

O mercado de seguros como opção de carreira

O mercado de seguros como opção de carreira

Ser um corretor de seguros pode ser uma carreira promissora.

Um dos mercados que tem crescido bastante no Brasil é o de seguros. Com representação de aproximadamente 10% dos PIBs nos países desenvolvidos e apenas 4% por aqui, ainda há muito espaço para crescer em território nacional. Mas afinal, o que faz um corretor de seguros?

Segundo Marcela Figueira Costa, sócia da M3 Corretora de Seguros, cabe a este profissional “intermediar a relação entre os segurados e as seguradoras. Ele é um agente autorizado a comercializar apólices de seguros, auxiliar a sua utilização, realizar as atividades de pós-vendas do contrato, esclarecer dúvidas, orientar e atuar como consultor, buscando sempre o melhor tipo de seguro que atenda as necessidades de seus clientes”. Ela diz ainda que quem trabalha nessa área pode atuar como pessoa física ou jurídica.

Que habilidades alguém precisa ter para ser um corretor de seguros? Além do conhecimento técnico necessário, Marcela exalta que é preciso ter “honestidade, ética, carisma, simpatia, bom humor, paciência, gosto por vendas e relacionamento com cliente”. É muito importante “gostar de se relacionar com pessoas e atuar como consultor, entendendo e antecipando as necessidades dos clientes com o objetivo de oferecer sempre a solução de mercado que melhor se adeque as suas necessidades. Outro talento muito importante a ser constantemente aprimorado é a habilidade de atender o cliente com excelência quando ele mais precisar, que é no momento do sinistro, ou seja, o momento em que ele precisará utilizar o seguro contratado,” diz.

E para entrar no ramo? O que fazer? “Corretor de seguros é um profissional do ramo securitário. Para ser corretor de seguros autônomo, pessoa física, é necessário ter o ensino médio completo e ser aprovado no Exame Nacional de Corretor de Seguros promovido pela Escola Nacional de Seguros (FUNENSEG) para ter seu registro na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Para abrir uma Corretora de Seguros e ter seu registro na SUSEP, é necessário que pelo menos um dos sócios tenha esta certificação da FUNENSEG,” explica.

A corretora ainda dá um conselho para quem deseja trilhar este caminho:

“Este mercado está em grande crescimento e existem inúmeras oportunidades para os bons profissionais da área. Se você se capacitar tecnicamente, trabalhar com ética, respeitar sempre seu cliente e buscar a excelência no atendimento do pós-venda certamente você será um corretor de seguros de sucesso. Boa sorte!”

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.