Voltar

Para manter a motivação em alta

Para manter a motivação em alta

Saiba o que você pode fazer para manter a sua motivação nas alturas.

Você já teve dias em que seu trabalho simplesmente não fluía? Nessas horas, é preciso buscar dentro de si a motivação que está faltando. Não chega a ser nenhum bicho de sete cabeças, mas também não a coisa mais fácil do mundo. Por isso, confira essas dicas que podem te ajudar nisso.

Para começar, saiba o que faz. Reconheça-se pelos seus feitos, por suas vitórias. Você costuma fazer aquelas famosas listas de pendências? Que tal se aventurar por um novo caminho e listra também aquilo que você já realizou? Isso vai te lembrar do que você é capaz e te motivar a ir ainda mais além.

Já sabe o que faz? Ótimo! Mas por que faz? Entenda o que está por trás das suas tarefas. O que isso vai trazer de bom para você? Como vai ajudar a empresa a progredir? Que diferença vai fazer na vida das outras pessoas? De que forma vai ajudar a tornar o mundo um lugar um pouco melhor para se viver? Acredite, identificar a diferença que você faz na sociedade, mesmo que pequena, faz você trabalhar com muito mais vontade e determinação. E pode apostar: tudo que você faz tem algum impacto no planeta.

Como você organiza seu dia? Negocia com clientes às segundas, escreve propostas às terças, faz reuniões às quartas, estrutura apresentações às quintas e produz relatórios às sextas? Caramba, isso parece chato… Você realmente acha que é possível se manter motivado fazendo a mesma coisa o dia inteiro? Em vez disso, tente mesclar suas tarefas e fazer coisas diferentes ao longo de cada dia, uma espécie de rodízio de competências e habilidades que vão te ajudar a aprimorá-las e, melhor ainda, te manter longe do tédio, um dos maiores inimigos da motivação.

Feedback é importante. Não tem ouvido comentários sobre o seu trabalho? Então de tantos em tantos dias peça a opinião de seus colegas, subordinados e superiores. Agradeça por elogios e tire força deles, abrace sugestões e encare cada crítica como um desafio para se tornar um profissional ainda melhor. Se você não tiver uma visão externa sobre o que faz, é fácil se perder. Procure ter pessoas que te ajudem a se manter no eixo certo.

Você tem autonomia em seu ambiente de trabalho? É importante ter liberdade para criar as coisas ou pelo menos fazê-las de novos modos, formas que você acredite ser mais eficazes.  Se for uma empresa muito restrita, procure conversar com os superiores, peça um voto de confiança. Não é para sair fazendo o que quiser, mas um pouco de flexibilidade é sempre um poderoso incentivo.

E você? Tem mais dicas para manter a motivação?

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.