Voltar

Como Aumentar a Motivação Explorando Seu Estilo de Aprendizado – parte 1

Como Aumentar a Motivação Explorando Seu Estilo de Aprendizado - parte 1

Conheça a melhor forma para você aprender!

Que tal começar o ano conhecendo a melhor forma para você aprender? Confira o artigo de Steven Hobson sobre estilos de aprendizado e descubra o seu!

Steven Hobson é certificado pela CELTA – Cambridge University e é o sócio fundador da Language Consultoria em idiomas, que fornece treinamento customizado de inglês, espanhol, francês e português para profissionais de empresas de diversos segmentos, como bancos, cosméticos, mineração, e telecomunicações entre outros.

Durante os dez nos em que estive envolvido em treinamento de linguagem corporativa, descobri que uma das chaves para aprender uma língua estrangeira, bem como um dos maiores desafios para um aluno, é a motivação constante.

Existem, claro, muitos fatores que podem afetar sua motivação para se esforçar de maneira contínua e ter paciência de aprender uma língua estrangeira, tais como, seus estímulos, compatibilidade e afinidade com o seu professor, e consciência do seu progresso.

Um dos mais importantes componentes de motivação que é freqüentemente negligenciado quando se estuda uma língua estrangeira é descobrir como você aprende melhor e se utilizar desse estilo em particular – em outras palavras, conhecer e se adaptar ao seu estilo de aprendizado. Os alunos aprendem de maneiras diferentes, e estar consciente do seu estilo de aprendizado e se ajustar a ele ampliará sua motivação, otimizará seu aprendizado e aumentará o comprometimento na sala de aula, assim como seu estudo particular.

Qual é seu estilo de aprendizado?

Os estilos de aprendizado têm sido estudados há décadas e há diversos modelos que foram propostos por vários pesquisadores. Abaixo estão cinco tipos de estilos de aprendizado, as características básicas de cada um, e dicas de como explorar seu estilo para conseguir resultados melhores, aumentar a motivação e impulsionar seu aprendizado.

5 Estilos de Aprendizado Comuns

1.       Estilo Auditivo

Características

Alunos auditivos se recordam melhor quando escutam ou praticam atividades de fala em pares ou grupos. Eles preferem instruções orais, aulas expositivas e explicações verbais. Como eles aprendem falando e ouvindo, preferem conversar e entrevistar, fazer relatórios orais, participar de debates e discussões. A informação escrita tem menos significado até que os alunos auditivos também possam ouvi-la.

Dicas de aprendizado

  • Aproveite as oportunidades de usar comunicativamente a linguagem que você está estudando, como participação em debates e discussões em sala, grupos de discussão fora da sala, redes sociais para estudantes de línguas e programas de happy hour com outros estudantes de línguas.
  • Leia alto as informações, tais como instruções e artigos. Os artigos usados em sala de aula devem ser lidos em voz alta em vez de fazer leitura silenciosa.
  • Ouça podcasts e músicas regularmente fora de sala, principalmente em situações de tempo ocioso, como no carro, dirigindo até o trabalho, ou no metrô.

2.       Estilo Visual

Características

Alunos visuais esquecem o que escutam, mas se recordam do que veem. Eles preferem instruções escritas, gostam de quebra-cabeças, textos com muitas figuras, vídeos, desenhos animados e gráficos. Eles aprendem palavras e a ortografia correta mais facilmente depois de escrever a informação. Os alunos visuais devem ter tempo de tomar notas durante a explicação ou a apresentação do professor. Às vezes, os alunos visuais lutam com a pronúncia, o tom e a entonação quando aprendem uma língua estrangeira.

Dicas de aprendizado

  • Quando praticar compreensão oral fora de sala de aula, substitua os podcasts em áudio por podcasts em vídeo, filmes e transmissão de noticiários de televisão.
  • Peça ao seu professor para escrever o novo vocabulário e a ortografia no quadro negro, em vez de ditá-lo.
  • Quando revisar vocabulário novo em casa, faça seus próprios cartões de estudo e escreva frases inteiras e o vocabulário novo. Essa técnica irá auxiliar na incorporação da nova íngua.

Como práticas de leitura, utilize histórias em quadrinhos, apresentações visuais do PowerPoint e artigos com muitas ilustrações visuais. Se você gosta de ler livros, há algumas versões fantásticas em graphic novel para clássicos como A Ilha do Tesouro.

 

Confira a parte 2 amanhã.

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.