Voltar

O horário de verão começou… Como se adequar?

Horário de Verão

Saiba como se adaptar ao horário de verão.

O adiantamento de uma hora no relógio pode parecer pouca coisa, mas causa mais impactos na sua vida do que você acha. O tão amado ou odiado horário de verão mexe com nosso organismo de uma forma bastante profunda. A começar pela maior quantidade de luz no dia. Você sabia que essa recepção luminosa mexe diretamente com o seu relógio biológico? Com o sol se pondo uma hora mais tarde que o normal, ficamos mais ativos. E como ele nasce também uma hora depois do usual, acordar é mais difícil, pois quando está escuro, nosso corpo é programado para o descanso, a sonolência.

Mas então, como se adaptar a esse novo horário que vai imperar na nossa vida por meses? Calma, não é nenhum bicho de sete cabeças. O primeiro passo é tentar dormir um pouco mais cedo, de preferência em um lugar silencioso e escuro. A melatonina, hormônio que regula nosso sono, é afetada pela luminosidade, por isso é importante manter o ambiente o mais escuro possível.

Outra dica é ficar longe daquelas situações que te animam: nada de assistir àquele filme de ação antes de ir pra cama! Cafeína, nem pensar. Comer muito também não é nada bom, mas também não pode deitar sem se alimentar antes. Procure comer algo leve, como uma fruta ou torrada.

Tomar um banho bem quente é bom, não é? Não. Nem muito frio. Procure aquela temperatura que fique no meio termo, sem chegar a extremos.

Procure se cansar um pouco. Aproveite o fim da tarde e começo da noite, agora claros, para fazer alguma atividade física. Aquela corridinha no parque é super bem vinda. Jogar uma partida de futebol com os amigos também vale a pena. Só não faça isso perto de dormir: você quer ter tempo para se cansar e relaxar o corpo antes de ir pra cama, não deitar estimulado.

E você? Tem alguma dica para se adequar ao horário de verão?

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.