Voltar

Você prefere ser o melhor ou saber de tudo?

Você prefere ser o melhor ou saber de tudo?

Entenda a diferença entre ser confiante e ser um sabichão.

A pergunta na sua cabeça agora deve ser a seguinte: ué, mas saber tudo não faz de mim o melhor? A resposta é bem simples: não. Se você souber de tudo (ou achar que sabe), não vai se interessar por aprender coisas novas e desenvolver habilidades diferentes. Dessa forma, rapidamente surgirá alguém com fome de conhecimento, sempre acreditando que tem mais competências a adquirir… E aí? Quem é o melhor agora?

Em um ambiente de trabalho, um sabichão pode ser perigoso para o crescimento da empresa. Não que ele vá agredir os colegas, mas, com sua mania de achar que já sabe tudo que precisa saber, ele se limita a esse leque pouco extenso de conhecimentos e não busca novos aprendizados. Dessa forma, ele atrasa seu próprio desenvolvimento e o da marca como um todo – especialmente se ele ocupar um cargo de liderança.

Ah, mas eu não sou sabichão, sou só confiante. Nesse caso, é bom saber que existe uma diferença gritante entre essas duas características. Uma pessoa confiante sabe que pode ter a humildade de buscar se desenvolver e aprender, pedir a ajuda dos colegas e mesmo reconhecer que não sabe determinada coisa e precisa melhorar nesse ponto ou naquele. Afinal, se é confiante mesmo, isso não vai abalar sua credibilidade, pelo contrário: vai garantir o reconhecimento dos demais.

Eita… Tem um sabichão que trabalha comigo. Como faço para lidar com ele? Para começar, não confronte. Isso vai deixá-lo na defensiva e aumentar suas inseguranças, o que só lhe dará vontade de afirmar ainda mais a sabedoria que ele pensa ter. Também não tente mudar esse comportamento. Ninguém vira um sabichão sem mais nem menos e também não vai deixar de ser em um piscar de olhos. Isso vem de anos de acontecimentos que moldaram essa característica. É preciso ter paciência e ser compreensivo. Elogiar também é bom. Apesar de termos a impressão de que elogiar só vai inflar o ego e fazê-los se achar ainda mais donos da verdade, isso os deixa mais seguros, ajudando-os a ser menos sabichões e mais confiantes.

Mas e para não ser uma pessoa assim? Não é nada difícil. Nunca perder a fome de aprendizado é uma ótima forma de evitar se transformar num sabichão. Saiba também expor suas opiniões de forma sutil, sem esfregar o que você pensa na cara dos outros como se você fosse o senhor da verdade. Ao ouvir opiniões alheias e diferentes da sua, busque não se sentir ameaçado ou provocado, mas entender por que pensam dessa forma e enxergar o mundo com novos olhares.

Ser o melhor, afinal, não é saber tudo, mas ter a confiança para admitir justamente o contrário e buscar sempre aprimorar seus conhecimentos e habilidades. Não aposte na quantidade de informações que você já tem, mas na sua capacidade de adquirir novas.

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.