Voltar

Peñalolen Cabernet Franc 2010

Peñalolen Cabernet Franc 2010

Vinho chileno forte combina bem com carnes vermelhas grelhadas e risotos de cogumelos.

Olá, amigas e amigos do Blog Salada Corporativa!

Espero que a semana esteja boa e desejo a todos um fim de semana cheio de vinho e… saúde!

Hoje eu quero apresentar um vinho tinto chileno da Vale do Casablanca, o Peñalolen Cabernet Franc 2010 (Viña Penalolen). Este vinho é feito 100% com uva Cabernet Franc, de origem francesa, mas que se adaptou muito bem no novo mundo, principalmente no Chile, onde é usada para produzir vinhos varietais (com a única Cabernet Franc) ou mesmo ser inserida em cortes com outras uvas, produzindo vinhos de altíssima qualidade!

A Viña Peñalolen é uma vinícola boutique e está entre as principais do Chile. Propriedade de Ricardo Peña e sob administração do enólogo francês Jean-Pascal Lacaze, produz uma gama de vinhos diferenciados e dentro das mesmas técnicas que seguem os grandes vinhos de Bordeaux.

Vale do Casablanca é provavelmente um dos vales mais emblemáticos da zona central e o que tem muita tradição vitivinícola, mas foi no Vale do Maipo que os conquistadores introduziram os primeiros vinhedos na época colonial.

A localização é bem estratégica, a poucos quilômetros de Santiago e a topografia permite a produção de variadas cepas a diferentes alturas.

Voltando ao nosso vinho… O Peñalolen Cabernet Franc 2010 tem uma cor vermelho rubi com reflexos púrpura, profundo e brilhante. Ao nariz oferece uma variedade de frutas frescas vermelhas, como groselhas, framboesas e um toque de cassis com um fundo de pimentões vermelhos, terra úmida, ervas e flores. Na boca este vinho tem uma textura suculenta e ao mesmo tempo concentrada, perfeitamente estruturada por taninos firmes e marcantes e, no final de boca, ressalta os frutos silvestres vermelhos e uma pimenta muito boa.

O Peñalolen Cabernet Franc 2010 precisa ser acompanhado com comida, tem uma graduação alcoólica bem presente, então será difícil degustá-lo sem comer nada.

Harmonize este vinho com uma carne vermelha grelhada ou um risoto de cogumelos.

Espero que gostem e… Saúde a todos!

Fernando Burani

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.