Voltar

Por que escrever uma carta de apresentação?

Por que escrever uma carta de apresentação?

Imagem: Empower Network

É bastante comum ver espaços para escrever uma carta de apresentação na hora de se candidatar a uma vaga de emprego – pelo menos nos sites mais tradicionais. Entretanto, ainda que muitas empresas não exijam que uma seja feita na hora de se inscrever na seleção, escrever uma pode ajudar a chamar a atenção do recrutador.

Dependendo da vaga, um número bem alto de pessoas pode se candidatar e o profissional responsável pela seleção não necessariamente vai dar toda a atenção a cada currículo. Por isso uma boa carta de apresentação pode fazer toda a diferença: ela pode chamar a atenção e ainda fisgar o recrutador, fazendo com que ele dê um olhar mais dedicado a você.

Mas, afinal, como é que se faz uma boa carta de apresentação?

Não é nenhuma missão impossível. O mais importante é ser fiel a si mesmo e à verdade. Comece falando de sua trajetória profissional, destacando por que você se encaixa nos requisitos para ocupar o cargo almejado.

Demonstrar que conhece a empresa também garante alguns pontos a seu favor. Mas cuidado para não dar uma aula de história sobre a marca! Em vez disso, diga por que admira a companhia e gostaria de trabalhar nela, cite ações que ela fez das quais você gostaria de ter participado e mesmo como poderia ter ajudado.

Fundamental também é não exagerar: tente não ir além de quatro parágrafos. Essa é uma excelente oportunidade para mostrar que você é objetivo e tem poder de síntese. Também fique de olho na gramática: um acento errado ou vírgula fora do lugar podem pesar bastante – e negativamente – na sua avaliação.

Você costuma escrever cartas de apresentação? Quais são as suas dicas?

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.