Voltar

Para aumentar o carisma

Para aumentar o carisma

Ser carismático é uma chave que pode abrir muitas portas.

Você já sabe que um dos principais pilares do sucesso é ter um networking eficiente e sem dúvidas tem suas próprias estratégias para manter um bom relacionamento com outras pessoas, mas existe uma característica que pode ajudar – e muito! – a fazer com que gostem de você: carisma.

Poxa, mas não me acho muito carismático. E agora? Não precisa entrar em pânico. Se podemos desenvolver novas habilidades, tenha certeza que adquirir novas características também é possível. Para isso, é claro, precisamos fazer algumas adequações em nosso comportamento. Não se preocupe, você não precisa fazer os 12 trabalhos de Hércules para ser uma pessoa mais carismática. Basta seguir os conselhos a seguir.

Escute mais. Crescemos ouvindo de nossos pais e avós que o ser humano tem dois ouvidos e uma boca para ouvir mais e falar menos. Pelo menos na questão de fortalecer o carisma eles tinham razão. Ouça atentamente, responda tanto com as palavras quanto com o corpo. Sorria. Construa uma relação empática. Não dê conselhos a menos que isso tenha sido solicitado. Isso pode até parecer pouco, mas faz com que o outro se sinta respeitado e importante. Consequentemente, gostará mais de você.

Nada de audição seletiva. Ao conversar com alguém não adianta você ouvir só aquilo que lhe interessa. Dê atenção – e respeito! – a tudo que a pessoa estiver falando.

Deixe suas coisas de lado. Se você está fazendo alguma coisa com alguém, dê atenção para essa pessoa. Não fique checando seu celular, vendo as horas no relógio ou mexendo no computador.

Plante boas sementes. Você colhe aquilo que planta, lembra? Trate as pessoas como você gostaria de ser tratado. Dê antes de receber. Ofereça antes de pedir. Tudo que você fizer alguma hora vai acabar voltando para você.

Elogie. Pode parecer simples e até meio bobo, mas um elogio, uma lembrança daquela tarefa bem executada, daquela situação bem resolvida, dos talentos pode iluminar o sorriso de alguém e fazer com que essa pessoa tenha mais fé em si mesma.

Admita suas falhas. Todo mundo gosta de humildade. Se você for humilde o suficiente para admitir seus erros e defeitos, pode apostar que as pessoas vão lhe dar mais crédito – e até ajudar a superá-los!

Viu como é fácil? Pequenas ações podem fazer toda a diferença na hora de estimular o seu carisma. Quer mais dicas? Fique de olho no blog do Salada Corporativa!

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.