Voltar

Il Monello 2007

Il Monello 2007

Excelente opção para acompanhar carnes vermelhas leves e risotos.

Olá, amigas e amigos do blog Salada Corporativa! Espero que a semana esteja prosseguindo bem!

Hoje quero apresentar um vinho que degustei semana passada pela primeira vez e gostei muito, o Barbera d’Asti “Il Monello 2007”, do produtor italiano Giacomo Bologna, muito famoso na Itália.

A vinícola Braida fica em Rocchetta Tanaro, onde se produz “Il Monello”, pequena cidade de Asti na região do Piemonte, no noroeste italiano. Giacomo foi ousado em transformar a Barbera em barrique francesa, coisa desconhecida na Itália, mas agora muito utilizada.

Este vinho é feito com a famosa uva Barbera, bem presente na região onde nasceu (Piemonte), norte da Itália, Campania e Sardegna, mas também conhecida e utilizada na Califórnia e Argentina, onde chegou no final de 1800.

O rótulo do vinho é bem interessante e simpático, com essas letrinhas ao redor do nome. Por curiosidade, “Il Monello” significa “o fedelho”… O pai de Giacomo Bologna selecionava na cantina o barril de Barbera mais rebelde e exuberante, que se chamava “La Monella” e se reconhecia pela característica e irrefreável efervescência, o que também levou a esta versão especial chamada “Il Monello”.

“Il Monello” é um que possui notas de frutas vermelhas, especiarias, couro e nuances de baunilha. No palato é equilibrado, de médio corpo, com boa persistência. Final frutado e persistente na boca. Ideal para degustar em qualquer ocasião ou servido como acompanhamento para carnes vermelhas leves, risotos, massas e queijos de médio corpo.

Espero que gostem e… Saúde a todos!

www.braida.it

www.adegaexpand.com.br

Fernando Burani

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.