Voltar

Colaborar para crescer

Colaborar para crescer.

Ter o próprio negócio não é fácil, mas você pode contar com outros empreendedores para que todos cresçam juntos.

Empreender é difícil.

Vale a pena perseguir o seu sonho? Com certeza! Entretanto, não é fácil lidar com o mercado de trabalho e você tem que ter disposição para enfrentar os mais diversos desafios. Mas existe um jeito de suavizar o percurso… Se já estamos carecas de saber que, quando agimos sozinhos, tudo é mais complicado, por que na hora de empreender seria diferente? “Ah, legal, só que ninguém quer abrir um negócio junto comigo.” Tudo bem. Aqui vai uma ideia: já pensou em se apoiar (e dar apoio!) em pessoas que você nem conhece e que provavelmente atuam em ramos completamente diferentes, mas têm tanta fome de crescer quanto você?

Não muitos anos atrás isso poderia até parecer utópico, mas hoje há uma série de iniciativas colaborativas que podem quebrar seu galho na hora de empreender e ainda proporcionam interação (olha o networking aí!) e troca de experiências com os mais variados profissionais. Vamos dar uma olhada em algumas delas? Veja a seguir algumas questões que já devem ter passado pela sua cabeça e sugestões que podem ser a luz que você precisa.

– Preciso abrir uma loja para vender meus produtos, mas é tudo tão caro…

E se você dividisse uma loja com alguém? Lojas colaborativas/coletivas vendem produtos de mais de uma marca. Através dessa divisão, é possível oferecer toda a estrutura necessária por um custo bem menor. Vale a pena dar uma olhada na Cada Qual, na Endossa e na Encaixados.

– Ter carro é fundamental para o meu negócio, mas não posso arcar com um.

Da mesma forma que existem lojas coletivas, há carros. Você pode usar os veículos de empresa especializada em locação ou mesmo dividir as despesas com um carro novinho e exclusivo com algum empreendedor amigo. Confira Zipcar, Car 2 Go, Zazcar e Future of Car Sharing para ter algumas ideias.

– Não adianta nada eu ter produtos e serviços sensacionais se não puder anunciar.

Acredite quando alguém fala que a melhor forma de publicidade que existe é a boca a boca, aquela coisa da recomendação, da indicação. Mas, realmente, mostrar que você existe é fundamental. Ponha sua marca em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram. Cada uma tem suas próprias particularidades, mas todas têm algo em comum: a cooperação. Você pode fazer seu negócio crescer com a ajuda de seus próprios clientes, que não pouparão elogios, críticas e sugestões. Se você for bem atuante online, tenha a certeza de que o reconhecimento virá.

Quer ver mais ideias para fazer seu negócio crescer em colaboração com quem está no mesmo barco que você? Fique de olho no blog!

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.