Voltar

Penedo Borges Reserva Cabernet Sauvignon 2011

Penedo Borges Reserva Cabernet Sauvignon 2011

Imagem: divulgação

Olá, amigas e amigos leitores, espero que tenham comemorado muito a vitória da nossa seleção brasileira, e com muito vinho!

Hoje eu quero falar de um vinho que vem da terra dos nossos hermanos argentinos… O vinho em questão é o tinto argentino Penedo Borges Reserva Cabernet Sauvignon 2011, preço na faixa de R$ 55,00.

Este vinho é feito 100% com uva Cabernet Sauvignon, que é chamada “a rainha das uvas tintas”. Ela é a uva vinífera mais difundida no mundo, encontrando-se em todas as zonas temperadas e quentes. Originária da região de Bordeaux, na França, esta uva se adaptou muito bem em outros países e também na Argentina, onde podemos encontrar ótimos vinhos feitos com Cabernet Sauvignon.

O Penedo Borges Reserva Cabernet Sauvignon 2011 é um vinho produzido em Agrelo, que é uma sub-região a 30 km ao sul de Mendoza, situada no oeste do país, nas bordas da Cordilheira dos Andes.

Este vinho tinto argentino “pede comida”, trata-se de um vinho bem encorpado (14% alc.), um vermelho rubi escuro. No nariz sentimos toda a força e elegância da Cabernet Sauvignon, complexos aromas, tais como ameixas e cassis, com traços também de pimentão. Na boca confirmamos uma boa presença de álcool, taninos bem presentes. Aconselho harmonizar este vinho com uma carne vermelha bem suculenta, como um cordeiro ou uma alcatra!

Para quem não sabe, tem um pouco de Brasil nesses vinhos Penedo Borges… O empreendimento pertence a um grupo de ex-diretores da Vale e da Odebrecht, entre eles Euclides Penedo Borges, que dá nome ao vinho. Ele reside no Rio de Janeiro, é engenheiro, enófilo, professor e diretor da ABS-Rio (Associação Brasileira de Sommeliers do Rio de Janeiro). É autor dos livros “ABC Ilustrado do Vinho e da Vinha”, “110 Curiosidades Sobre o Mundo dos Vinhos” e “Harmonização – o livro definitivo do casamento do Vinho com a Comida”.

Espero que tenham gostado da dica de hoje. Aqui abaixo, os contatos para comprar este vinho… Até quinta-feira que vem!

www.penedoborges.com

Fernando Burani

Imagem: arquivo pessoal

 

Fernando Burani atua como sommelier no Alloro Ristorante, entre Leme e Copacabana, situado no térreo do Hotel Windsor Atlântica; aluno da ABS (Associação Brasileira de Sommeliers), formado em hotelaria na Itália, sempre trabalhou na área de Bares e Restaurantes com experiências na Itália e Suíça. Contato: [email protected]

 

 

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.