Voltar

Depois da primeira reunião o cliente sumiu. E agora?

Depois da primeira reunião o cliente sumiu

Imagem: INC

Você teve uma excelente reunião com o cliente. Conversaram bastante, tiveram ótimas ideias, anotaram tudo e saíram dela prontos e empolgados para seguir cada passo estipulado. Mas… O cliente sumiu! Não liga, não retorna as mensagens, não responde os e-mails… E agora? Como proceder?

Primeiro tente se colocar na posição do cliente para entender por que isso aconteVocê teve uma excelente reunião com o cliente. Conversaram bastante, tiveram ótimas ideias, anotaram tudo e saíram dela prontos e empolgados para seguir cada passo estipulado. Mas… O cliente sumiu! Não liga, não retorna as mensagens, não responde os e-mails… E agora? Como proceder?ce. Há uma série de fatores que podem estar influenciando no “desaparecimento” dele. Ele pode ter vergonha de ligar e admitir que não fez nada do que foi combinado. De repente tentou se mostrar proativo e foi apresentar a ideia ao chefe, mas não soube responder duas ou três perguntas e perdeu credibilidade.

Tendo em mente que ele não está necessariamente “de má vontade”, reconheça aí o primeiro erro cometido: deixar o cliente definir sozinho o próximo passo ou apresentar a proposta à empresa sem você. Quem estipula as etapas seguintes é o vendedor, sempre de comum acordo com o cliente. E é ele também que deve apresentar a ideia aos superiores – cabe à pessoa com quem se conversou fazer essa ponte.

Ao fim de uma reunião, não tenha medo de checar se a proposta foi bem aceita e se o cliente realmente gostou dela. Feito isso, ideia aprovada, proponha-se a ajudar o cliente a vendê-la dentro da empresa, para quem efetivamente tomará a decisão. Mostre sua experiência e apresente os melhores caminhos para serem seguidos na negociação. Oriente-o sobre o que deve ser mostrado a quem. Não se preocupe, isso não é trapaça ou desonestidade. Tudo será apresentado em seu devido tempo – mas por você, que entende melhor do assunto que o cliente.

Reunião encerrada, mande um email de agradecimento! Ponha-se à disposição para qualquer tipo de esclarecimento, avise dia e hora que ligará para saber como foi a recepção na empresa e já proponha o agendamento do próximo encontro.

A partir daí começa uma série de interações e se estabelece um relacionamento profissional que deve ser respeitado e mantido – e, acredite, isso facilita bastante na hora de negociar, pois firma confiança.

Seja lá o que aconteça depois disso, envie periodicamente um email com algum conteúdo bacana e relevante, de forma a manter a curiosidade e interesse no produto, serviço ou ideia que você tem a vender.

E, não se esqueça: respeite o tempo e espaço de cada um. Ficar em cima do cliente o tempo todo só vai afastá-lo. Mantenha proximidade, mas deixe-o respirar.

Você tem alguma dica para evitar que o cliente desapareça depois da primeira reunião? Conte para a gente!

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.