Voltar

Semana Ayra 2013 – Escolha: saiba como tomar boas decisões

Semana Ayra 2013 - Escolha

Imagem: Ehow

A Semana Ayra 2013 continua a todo vapor e nossos posts especiais também! Hoje é dia de falar sobre escolhas. Como você age na hora de tomar alguma decisão? Quais fatores considera antes de optar por X ou Y?

Se tem algo que é cada vez mais comum de ver por aí é o tópico “capacidade de tomar decisões” nas exigências e descrições de vagas de emprego. Seja a nível gerencial ou operacional, a habilidade de fazer boas escolhas é muito requisitada – e isso não é à toa. O simples ato de optar por sair para almoçar 10 minutos mais cedo ou mais tarde pode ter impactos maiores do que se imagina nos resultados do trabalho.

Tomar decisões não é só pensar “ah, gosto mais disso” ou “isso aqui vai ser melhor para a empresa”. É preciso considerar uma série de fatores que envolvem a si mesmo, a quem está ao redor e a tudo e todos que vão ser impactados direta ou indiretamente pela escolha feita. Claro que isso vale mais para aquelas questões mais complicadas, como o rumo de determinado projeto, mas saber optar em coisas menores é um treino que faz toda a diferença.

Ponha na balança os riscos e recompensas. Os benefícios serão maiores que os perigos enfrentados? Quais serão as consequências disso para você, seus colegas, a empresa como um todo, parceiros, fornecedores, clientes etc.? Você está sendo guiado pela emoção ou impulso do momento ou é tudo friamente calculado? E aqui vale lembrar que seguir o instinto não é ruim e ele deve sempre ser levado em conta.

Analise os diferentes cenários, faça uma projeção do que pode acontecer se a escolha for X ou Y e compare essas visualizações. Não tenha medo ou vergonha de pedir opiniões. A visão de outra pessoa pode ser uma poderosa ajuda.

Não procrastine: esvaziar a cabeça por algum tempo para relaxar e não se estressar com a pressão da decisão é bom, podendo até ajudar a clarear a mente e escolher com mais certeza. Mas tome muito cuidado para não deixar esse tempo crescer muito, senão quando você perceber estará empurrando o inevitável com a barriga. Saiba a diferença entre deixar para depois e deixar para lá.

Como você costuma tomar suas decisões? Comente compartilhando suas dicas!

*****

Descubra | Questione | Escolha

Desenvolva | Diferencie-se

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.