Voltar

Semana Ayra 2013 – Diferencie-se: como o autoconhecimento pode lhe ajudar a se destacar

Semana Ayra 2013 - Diferencie-se

Imagem: Genyre

Hoje é o último dia da Semana Ayra 2013 e, para encerrar, o tema é “Diferencie-se”. Todo mundo quer ter seu diferencial. Todas as empresas procuram colaboradores que, de alguma forma, se destaquem dos demais. Quem cresce é quem faz diferente, quem inova, quem apresenta soluções inesperadas, surpreendentes e eficazes.

Mas, afinal, como podemos nos destacar dos demais? Como podemos mostrar ao mundo que não somos “mais do mesmo”, mas diferentes ou, pelo menos, dispostos a ser?

Isso demanda uma profunda reflexão, um olhar para dentro. Quais são os seus talentos? Seus gostos, valores, crenças, motivações, estímulos, oportunidades? E as falhas? Todos os defeitos, deficiências, qualquer coisa que precise ser melhorada? Desafios e dificuldades? Mais ainda, e aquilo que está fora da caixa? Algo que você nunca se imaginou pensando, falando ou fazendo, mas que pode dar certo?

Para buscar a diferenciação, é preciso se conhecer bem. O autoconhecimento é a chave para encontrar dentro de si aquela chama que reluz diferente das de outras pessoas. Uma de suas qualidades é o bom humor? Excelente! Se você souber canalizar essa descontração para aumentar a própria produtividade e dos colegas, isso já é um – poderoso – diferencial.

Até algo que você considere negativo pode se reverter a seu favor como diferencial. Imagine, por exemplo, que está concorrendo a uma vaga para a qual precise ter habilidade X, que você não domina. Na entrevista de emprego, você admite que não possui tal capacidade, mas que não lhe falta interesse e vontade de aprender. Seu entusiasmo por adquirir esse novo conhecimento pode ser um valioso extra que vá lhe destacar de alguém que saiba tudo sobre o assunto. Hoje os candidatos são muito mais avaliados por sua postura e comportamento que efetivamente por suas certificações.

Então pare e olhe para si. Enxergue sua alma, entenda quem você é e qual é a sua missão no mundo. Cada pessoa é única. Você tem dentro de si o que é preciso ser diferente de todos os outros. Basta descobrir o que é.

E aí, o que torna você diferente?

*****

Descubra | Questione | Escolha

Desenvolva | Diferencie-se

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.