Voltar

Salada Intercultural – parte I

Salada Intercultural

Imagem: SPI Global

Reflexo da globalização, a expatriação é cada vez mais comum nos mais diversos ramos de atuação. Com um número sempre crescente de pessoas trabalhando fora de seus países de origem, acompanhe hoje e amanhã posts especiais acerca do tema.

Maria Christina Cerviño

Imagem: arquivo pessoal

 

Maria Christina Cerviño é uma profissional da área de Marketing e hoje atua como consultora intercultural para executivos e famílias em processo de expatriação para a Cartus Corporation. Viveu por quatro anos nos Estados Unidos como expatriada.

 

 

O que faz um executivo ser bem sucedido ao trabalhar no exterior? Parte da receita do sucesso é conhecer a cultura do país anfitrião e como ela influencia no comportamento das pessoas dentro do ambiente de trabalho. Com poucos conhecimentos sobre as diferenças interculturais, algumas simples questões podem ser facilmente respondidas: como me relaciono com meus pares? O que meu futuro chefe espera de mim? Como devo me portar nas reuniões? Será que estão entendendo o que estou falando?

Algumas empresas contratam consultores externos que vão explorar estas diferenças com os executivos antes de serem expatriados de forma a minimizar o possível choque cultural durante o processo de adaptação. Em geral, estes consultores são executivos brasileiros que já passaram por esta experiência.

Porém, se você aceitou o convite de trabalhar em um país estrangeiro e não vai contar com a ajuda de um profissional intercultural, a receita é bem simples. Misture apenas quatro ingredientes: observe, ouça, pesquise e pergunte. E porque estes ingredientes são tão importantes? Porque as regras do jogo não são claras, não são precisas.

A primeira situação é o entendimento da linguagem. Por mais que você tenha viajado e estudado a língua do país anfitrião, algumas expressões, jargões e gírias certamente você nunca ouviu. Então a dica aqui é: se não entender, não tenha vergonha de perguntar. Anote as expressões que aprendeu, pesquise a sua origem. Em geral, as pessoas são abertas para explicar quando se tem dúvidas. Pare e observe a linguagem corporal, o olhar, o tom da voz: eles também ajudam a entender e decodificar a mensagem.

A segunda situação são as regras de conduta e etiqueta. Como as pessoas se cumprimentam? Que roupas usam no ambiente de trabalho e em ocasiões sociais? Que horário devo chegar a um compromisso? Na primeira vez que for convidado, não hesite em perguntar como deve se vestir e, na hora de ser apresentado a alguém, observe como as outras pessoas em volta se cumprimentam. Na dúvida, um aperto de mão é a melhor saída. Ainda, tenha sempre na ponta da língua uma mini descrição sobre você, caso te perguntem de onde veio e o que faz no país anfitrião. Ao cumprimentar as mulheres, seja mais atento e verifique inclusive a distância que deve ficar em frente a elas, porque em algumas culturas, principalmente nas orientais, tocar em uma mulher é reconhecido como desrespeitoso.

Em relação à vestimenta no trabalho, é bom perguntar ao RH da empresa qual é o “dress code” local e, mesmo que casual, evitar o jeans, camiseta, tênis e roupas muito coloridas, até que identifique o modo de se vestir dos colegas de trabalho. Passeios pelos corredores do andar ajudarão a notar como as pessoas se vestem.

Em ocasiões sociais de trabalho, em geral quando existe um convite formal, o “dress code” vem comunicado e se for necessário confirmar a presença (RSVP), não hesite em responder com alguma antecedência.  Para as mulheres, é sempre bom evitar roupas curtas, decotadas e saltos muito altos. Um pretinho básico não falha nunca. Isto também vale para as esposas, se forem convidadas para eventos da empresa.

(Continua amanhã.)

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.