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Liderança: o que não fazer

Imagem: Michael Hyatt

Imagem: Michael Hyatt

Você já viu aqui no Salada Corporativa diversos posts indicando caminhos para ser um bom líder. Entretanto, há uma série de armadilhas que devem ser evitadas. Alguns comportamentos são clichês do mundo corporativo e atrapalham – e muito – a eficiência dos funcionários e, por consequência, da empresa como um todo. Saiba agora o que você não deve fazer em termos de liderança.

Não seja incoerente. Se você exige determinada conduta, siga-a. Poucas coisas são mais desmoralizantes que não viver aquilo que se prega. Falar uma X e fazer Y pode lhe transformar em motivo de chacota e até mesmo destruir sua autoridade. Mantenha prática e discurso sempre alinhados.

Não banque o Sr. Perfeito. Todo mundo tem falhas. Todo mundo tem dificuldades. Tentar mascarar questões que possam atrapalhar o trabalho é uma péssima escolha. Não tenha medo de admitir seus erros e pontos fracos, não hesite em pedir ajuda. Esconder defeitos pode demonstrar arrogância. As pessoas admiram líderes que aceitam que não são melhores que todo mundo.

Não omita informações. Nada de achar que “fulano não precisa saber disso” ou que “essa notícia não interessa a todos”. Qualquer coisa que aconteça na empresa vai impactar a equipe como um todo, de uma forma ou de outra. Portanto, todos merecem estar cientes do que se passa.

Não seja rude. Uma posição de liderança não dá a ninguém o direito de tratar mal seus subordinados. Ainda que liderar requeira uma certa rigidez, não confunda isso com grosseria. Levantar a voz, fazer ameaças soltas, usar palavrões e abusar do poder estão fora de cogitação. A falta de educação é um dos caminhos mais rápidos para perder o respeito e comprometimento das pessoas.

Não seja egocêntrico. Você pode até ter uma posição de alta hierarquia, mas isso não significa que o mundo gira ao seu redor. As conquistas, metas e objetivos são todas da equipe como um todo – e você, mesmo no comando, faz parte dela. Exagerar na autoconfiança e exaltar demais seus feitos pode ser um tiro pela culatra. Se você buscar muitos aplausos e honrarias, desconfiarão de sua capacidade.

Você tem alguma dica do que não deve ser feito por um líder? Compartilhe conosco nos comentários!

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2 Comentários

Olá! Bom dia!

Muitas vezes falta EMPATIA e COMUNICAÇÃO do líder para com seus liderados. E tais fatores podem atrapalhar, substancialmente, a forma de conduzir melhor a sua equipe.

O Líder torna-se referência quando consegue ter empatia e perfeita comunicação, não só com a equipe, mas também dentro do ambiente de trabalho.

Se colocar no lugar do outro e saber informar, sem impressionar, sem ruídos de comunicação, melhoram, sobremaneira, o Clima Organizacional.

Gostei muito do seu Post.

Atenciosamente,
Fabiana Coelho.