Voltar

Poggiotondo IGT Toscana Rosso

Fernando Burani

Imagem: arquivo pessoal

 

Fernando Burani atua como sommelier no Alloro Ristorante, entre Leme e Copacabana, situado no térreo do Hotel Windsor Atlântica; aluno da ABS (Associação Brasileira de Sommeliers), formado em hotelaria na Itália, sempre trabalhou na área de Bares e Restaurantes com experiências na Itália e Suíça. Contato: [email protected]

 

 

 

Poggiotondo IGT Toscana Rosso

Imagem: divulgação

Amigas e amigos leitores, com prazer hoje vou apresentar um vinho bom, barato, fácil de beber e simples, mas proveniente de uma região bem complexa com os melhores vinhos tintos do mundo… A Toscana (centro da Itália), que fica logo abaixo da Emília Romana e Ligúria, situadas no norte italiano.

O vinho selecionado e aprovado é o Poggiotondo IGT Toscana Rosso, produzido pela vinícola de Poggiotondo, localizada entre as cidade de Pisa e Florença. A vinícola foi fundada em 1969 por Carlo Antonini: em 1990 foi reformada totalmente com a chegada do filho Alberto Antonini, famoso enólogo italiano, bem conhecido também na América Latina por ter atuado no Chile e Argentina.

O Poggiotondo IGT Toscana Rosso é feito com Merlot, Sangiovese e Syrah. Apresenta um vermelho rubi intenso, com reflexos violáceos. No nariz mostra aroma de frutas vermelhas, principalmente algumas silvestres, como cereja e groselha. Eu senti um toque de couro também, bem ligeiro. Na boca é de médio corpo (13.5% alc.) com taninos macios e no final desce muito bem!

No mercado encontrei as safras 2009 e 2010 e não achei muita diferença entre as duas.

A rolha do vinho é a moderna e muito criticada: Screw Cap. Não vai ter o fascínio do abridor, mas garanto que o vinho é muito bom, com preço acessível (menos de R$ 50,00). Acompanhe-o com um carpaccio de carne com queijo parmigiano e rúcula, uma lasanha bolonhesa ou – porque não? – uma pizza!

Espero que a dica de hoje tenha sido boa e… Saúde a todos!

Com vocês, os sites da importadora deste vinho e da vinícola: www.worldwine.com.br e www.poggiotondowines.com

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.