Voltar

Liderança: uma poderosa chave para o sucesso

Imagem: McAfee Institute

Imagem: McAfee Institute

Continuando a Semana Internacional de Coaching, não poderíamos de deixar de falar sobre uma das questões mais importantes do mundo corporativo: a liderança.

Você sabe a diferença entre chefiar e liderar? Esses dois conceitos ainda são muito confundidos um com o outro, mas têm diferenças bastante significativas.

Ser líder não é ter poder em mãos ou dar ordens por aí. Isso não confere liderança a ninguém, apenas qualifica tal pessoa como chefe. Um dos aspectos mais importantes na hora de apontar a diferença é a empatia dos subordinados. Funcionários respeitam um chefe por pura obrigação contratual: seu salário e bem estar no ambiente de trabalho dependem disso. Já um líder é respeitado porque inspira confiança, estimula seus colaboradores a irem sempre além e sabe que a gestão de pessoas é muito mais que determinar quem deve fazer o quê. Adivinhe qual dos dois consegue os melhores resultados…

Alguém com capacidade de liderança pode influenciar e direcionar as pessoas para a conquista de objetivos ousados e geralmente alcança resultados satisfatórios para todos. Um líder é plenamente consciente de suas características, potenciais e limitações. Sabe e quer auxiliar o próximo e também não tem medo de pedir ajuda – nem de dar o devido reconhecimento a quem ajudar. Ele evolui de forma constante e estimula seus liderados a fazerem o mesmo, aprimorando suas habilidades e aprendendo novas, de uma forma que os benefícios sejam colhidos individualmente por cada colaborador e colaborativamente pela equipe e a empresa como um todo.

Com um bom líder, superar as metas e estabelecer outras ainda mais altas não parece uma tarefa tão difícil assim.

Hoje em dia, é natural que líderes dos mais diversos segmentos recorram ao coaching para potencializar suas equipes. Com essa metodologia eles podem conhecer muito melhor a si mesmos e promover um autoconhecimento poderoso a todos os seus colaboradores, estimulando o protagonismo e responsabilidade de cada um. Isso gera engajamento, senso de pertencimento e vontade de produzir mais e mais e mais para que todos cresçam juntos.

O coaching é um caminho de eficiência admirável no que se trata de desenvolver dentro de si o que é necessário para ser um líder excepcional e, mais ainda, inspirar aqueles ao seu redor.

Quer saber qual tipo de coaching é o ideal para desenvolver e aprimorar as habilidades de liderança no momento que você, sua equipe e sua empresa estão vivendo? Confira nossa página de serviços.

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.