Voltar

Inovando sem romper o orçamento

Imagem: English Plus DZ

Imagem: English Plus DZ

Você já deve ter ouvido por aí que hoje em dia, para se manter forte no mercado, é preciso inovar. Sempre ser diferente, oferecer algo a mais, fazer pesquisas com o público… Dando uma primeira olhada, assim, meio por alto, pode parecer que se destacar custa caro. E dependendo da forma como isso é feito, pode ser bem caro mesmo, mas existem formas de inovação que não brigam com o orçamento e trazem um retorno bastante significativo.

Antes de qualquer coisa, conheça muito bem seu público alvo. Do que ele precisa? Quais são os desejos dele? São dados essenciais para adequar seus produtos e/ou serviços ao gosto do freguês e, assim, aumentar as vendas. Mas não é caro fazer uma pesquisa para coletar essas informações? Não. Na verdade, pode sair de graça! Insira sua empresa nas redes sociais – elas são um excelente meio para se comunicar com seus consumidores e descobrir tudo que eles pensam a respeito da marca e como melhorar seu trabalho. É possível criar enquetes, tópicos de discussão… E tudo isso não custa nada além de dedicação.

Quais são os valores da sua empresa? E missão e visão? Já parou para pensar que uma pequena mudança nessas respostas podem fazer toda a diferença e atrair os holofotes para a sua marca? Não é preciso usar tecnologia de ponta, equipamentos de última geração ou aparatos que mais parecem saídos de um filme de ficção científica para trabalhar com inovação. Na maioria das vezes basta uma pequena modificação no plano de negócios para atrair, manter e expandir o sucesso.

Faça investimentos condizentes com o perfil financeiro do seu público. Se você oferece produtos para um público com baixo poder aquisitivo, por exemplo, não há necessidade de gastar com pesquisa e compra de materiais finos, uma vez que eles resultarão em um aumento de preço que reduzirá o apelo existente com os clientes. Encontrar o equilíbrio pode ser uma inovação capaz de atrair mais e mais consumidores.

Não se baseie no sucesso, seja ele seu ou dos outros. Bons resultados podem levar à inércia, à acomodação. Mesmo que tudo esteja dando certo, pense sempre que está começando do zero e é preciso melhorar a todo instante. Um trabalho de qualidade, feito com empenho e determinação, é facilmente reconhecido pelos outros e conquista a admiração do público.

E você? Também tem ideias simples e inovadoras que podem impulsionar o trabalho?

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.