Na noite de ontem a organização do Rock in Rio anunciou na página oficial do festival no Facebook a última atração que faltava para completar a programação do Palco Mundo, principal da Cidade do Rock: Jessie J. A cantora britânica, que antes de lançar de forma meteórica sua voz no mercado musical compunha para artistas como Chris Brown e Miley Cyrus, fará o primeiro show internacional do palco mais importante no dia 15 de setembro. Ela se junta a Jota Quest, Alicia Keys e Justin Timberlake, que encerra a noite deste primeiro domingo do evento.
A abertura do Palco Mundo, na noite do dia 13 de setembro, será uma homenagem a Cazuza. Seguem-se shows da baiana Ivete Sangalo, do DJ francês David Guetta e da diva pop americana Beyoncé. Neste primeiro dia de festival, o Palco Sunset promete iniciar uma série de misturas interessantes, mesclando ritmos e unindo artistas de diferentes estilos e nacionalidades para formar novos sons. Um dos destaques para este dia é a apresentação conjunta da brasileira Maria Rita, filha da lendária Elis Regina, com a belga Selah Sue, unindo a MPB ao soul.
Dia seguinte, 14 (sábado), Raul Seixas será homenageado no Palco Sunset, que encerra a tarde com The Offspring. A noite no Palco Mundo começa logo em seguida com Capital Inicial, e segue com performances de Thirty Seconds to Mars e dos britânicos de Florence + the Machine e Muse, duas das mais aclamadas bandas da atualidade – Muse, que encerra a noite, chegou a compor e gravar a música tema da última Olimpíada.
Domingo, 15, além dos nomes supracitados, George Benson e Ivan Lins repetem no Sunset a parceria que fizeram na edição de 1985. Além deles, a neozelandesa Kimbra se apresentará junto com os baianos do Olodum.
O segundo fim de semana do Rock in Rio começa quinta-feira, 19, e marca o primeiro dia dedicado ao metal. A principal atração da noite, Metallica, que também veio na edição passada, se apresenta após os shows de Sepultura – que aproveitará a apresentação conjunta com Tambours du Bronx para gravar um DVD ao vivo –, Ghost B.C. e Alice in Chains. O grande destaque do palco secundário neste dia é Rob Zombie, que encerra uma tarde que terá ainda concertos de Bullet For My Valentine e Sebastian Bach.
Na segunda sexta-feira, 20, sobem ao palco principal para fechar a noite dedicada ao rock os americanos da lendária banda Bon Jovi. Antes deles, Frejat inicia as apresentações noturnas, seguido por Matchbox Twenty e Nickelback. De tarde, The Gift se une ao Afroreggae para abrir o Sunset, seguidos de Mallu Magalhães com a Banda Ouro Negro. Quem toca ao pôr do sol para fechar os shows diurnos é Ben Harper, acompanhado de Charlie Musselwhite.
Dedicado ao folk rock, o sábado do dia 21 abre as apresentações noturnas com Skank. Depois dos mineiros, o vencedor do American Idol Philip Philips sobe ao palco, seguido do astro John Mayer. Para fechar a noite, o consagrado Bruce Springsteen toca com The E Street Band. Antes disso, à tarde, um dos destaques é a mistura da MPB de Lenine com o punk cigano do Gogol Bordello.
O último dia de festival, domingo, 22, mais uma vez é voltado para o metal. Os brasileiros do Sepultura voltam ao festival, desta vez ao Palco Sunset, acompanhado de Zé Ramalho. No Palco Mundo, os brasileiros da Kiara Rocks iniciam as apresentações, que têm ainda Slayer e Avenged Sevenfold. Quem fecha o Rock in Rio é a lendária Iron Maiden.
O Palco Sunset recebe ainda outras atrações e misturas. Na Rock Street, apresentações de sapateado irlandês, rock britânico e música celta. A Rock Street Big Band tocará sucessos dos Beatles e mais de 60 artistas por dia performarão em meio a mágicos, caricaturistas, tocadores de gaitas de fole, malabaristas e shows de burlesque. Tudo isso para reproduzir a Grã Bretanha, inspiração para o corredor de música e arte que em 2011 foi baseado na cidade de Nova Orleans. A festa vai até a madrugada na Tenda Eletrônica, que recebe importantes nomes do gênero. Você pode conferir a programação completa no site oficial do festival.
Uma estrutura com banheiros, lojas, restaurantes e centros de serviços diversos será montada. Sucesso na edição passada, a montanha russa, a roda gigante e a tirolesa voltam este ano. Os ingressos esgotaram em menos de quatro horas quando as vendas começaram, no início do mês.
Fique de olho no Salada para mais novidades!