Voltar

Crise na empresa! E agora?

Imagem: Image Management

Imagem: Image Management

Sua empresa se envolveu em uma polêmica? Está na mira de impactos negativos para a imagem e o crescimento da companhia? Nada de entrar em pânico! Em situações de emergência, tal como na vida pessoal, a primeira coisa a ser feita no mundo corporativo é manter a própria calma e a dos demais. A partir daí é possível analisar os danos, riscos e tudo que pode e deve ser feito para resolver a questão da melhor forma possível.

Paralelamente, descubra quem está falando o quê. A mídia está cobrindo o caso? Clientes estão se manifestando nas redes sociais? Vizinhos da sede estão espalhando a notícia boca a boca? Para gerenciar uma crise, você precisa ter conhecimento sobre tudo que está sendo dito – e por quem. A comunicação é fundamental para a resolução de qualquer problema.

Para preservar a imagem e o desenvolvimento da empresa também é fundamental identificar se a crise causará algum impacto à comunidade. Pessoas serão afetadas? Residências e companhias vizinhas sofrerão com o problema? Saiba se haverá algum risco ou dano para a sociedade e como minimizar ao máximo.

Conheça os detalhes. Onde, quando, como, por que, com quem a crise começou? Seja direto e objetivo. Não adianta preparar desculpas para os chefes ou mascarar a verdade para a mídia e o público, pois isso não resolverá o problema. O importante é manter o foco e ir na direção da solução, sem dar voltas desnecessárias.

Contenha a crise. Determine rapidamente quem está envolvido e quem precisa ser. Reúna essas pessoas para decidir conjuntamente como superar esse obstáculo.

Alguém se feriu, seja física ou mentalmente? Algum produto foi perdido, serviço prejudicado?

Para encontrar a resolução, é preciso ter o problema todo detalhado e mapeado. Alinhe todos os aspectos da crise e trabalhe para resolvê-los de forma prática e rápida.

Você já teve envolvimento em alguma crise em sua empresa? Como lidou com isso?

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print