Na hora de fechar um negócio, o grau de confiança que seu cliente – seja ele uma pessoa ou uma empresa – tem na sua marca é fundamental. Você pode produzir produtos, serviços ou mesmo uma mistura de ambos, mas para fazer os resultados decolarem, conquistar a confiança de quem vai comprar o que você oferece faz toda a diferença.
Confiança não é algo que se constrói da noite para o dia, mas há técnicas para consegui-la com mais facilidade e rapidez. Confira!
Evidencie sua qualidade. O que faz seus produtos ou serviços serem realmente bons? Por que vale a pena adquiri-los? Mostre o número de consumidores satisfeitos, empresas relevantes que já fizeram negócios com sua marca, fotografias, vídeos, tempo de mercado… Reúna o que puder convencer clientes que vale a pena comprar de você.
Associe-se. Vincule o nome de sua empresa ao de parceiros e fornecedores que tenham um bom reconhecimento junto ao público, invista em ações sociais e programas de sustentabilidade, troque apoio com ONGs, institutos de defesa do consumidor e entidades regulamentadoras. Na hora da compra, o ditado “diga-me com quem andas e te direi quem és” pesa na decisão do consumidor.
Tenha depoimentos. Textos e vídeos com testemunhos de compradores satisfeitos, empresas parceiras que indiquem seu serviço e reconhecimento de pessoas influentes que já negociaram com você podem estimular os clientes a optarem pela sua marca. Afinal, a palavra de alguém que não está interessado em vender tem mais peso para o consumidor que a do vendedor.
Mostre o quanto você sabe. Exibir o seu grau de conhecimento da área em que atua, o domínio de mercado e o reconhecimento de especialistas é uma excelente estratégia. Exiba selos de qualidade, troféus conquistados, posição em rankings de pesquisa… Se a sua qualidade for atestada, documentada e premiada, sua credibilidade será bem maior.
Seja fácil de contatar. Disponibilize os contatos de sua empresa. Certifique-se de que o cliente tenha facilidade para entrar em contato com sua marca e que todas as suas dúvidas sejam sanadas; elogios, agradecidos; críticas, aceitas e sugestões, analisadas. Esteja preparado para atender o público. Um bom trabalho em redes sociais, por exemplo, é fundamental hoje em dia.
Pregue e pratique a gentileza. Nada conquista mais uma pessoa que um tratamento cortês. A simpatia, entendimento completo da marca e dos produtos/serviços, boa vontade e praticidade para solucionar qualquer questão impressionam o cliente e fazem com que ele se sinta seguro para realizar uma compra, fechar um acordo ou, no mínimo, pensar com carinho na ideia de adquirir o que você tem a oferecer.
Em junho, entre os dias 17 e 21, acontece a Semana Ayra, evento patrocinado pelo Salada que aproximará jovens talentos do mercado de trabalho. É uma excelente oportunidade para entender mais sobre esse e outros temas.
E você? Tem mais dicas de como conquistar a confiança dos clientes? Comente e compartilhe conosco!