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Ter voz ativa na rede fortalece a sua marca

Imagem: The YOakleyPR Blog

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Não é de hoje que as empresas têm percebido a crescente importância da internet para ter prosperidade nos negócios. A revolução digital deu a todos possibilidades igualitárias e nunca antes vistas de expressão – pelo menos no ambiente virtual. Dessa forma, o mero comentário de um cliente tem o potencial de impulsionar uma marca para o sucesso ou massacrá-la perante os demais consumidores.

Atualmente, ter um site e/ou blog é fundamental para qualquer organização, seja do ramo que for. Se alguém precisa de um produto ou serviço, não vai mais abrir as páginas amarelas, mas procurar online a melhor empresa para atender seus desejos e necessidades. Portanto, é preciso estar nesse mundo.

Ter perfis em redes sociais também é essencial. É nelas que você pode conhecer melhor o seu público-alvo e conhecer outros clientes em potencial, além de ver como outras marcas se posicionam na internet e aprender com os erros e acertos delas, de forma a estruturar seu conteúdo e estilo de comunicação e saber como você pode se diferenciar – se a sua marca não se destacar entre as demais, ela será apenas “mais uma”.

Há estratégias muito eficazes que você pode usar para atrair e fidelizar o público. Confira:

Preste atenção: fique atento ao que dizem a respeito de sua marca, das concorrentes, do mercado em que você está inserido, de notícias do dia a dia… Aliando pensamento afiado e ações bem planejadas, é possível amplificar seu alcance, reverter problemas ao seu favor e se fortalecer cada vez mais.

Adapte-se: a internet é um meio onde o conteúdo varia constantemente – há sempre um assunto para o qual todos os holofotes estão voltados. É preciso se adaptar com velocidade ao que acontece e, sempre que possível, usar questões que estejam “bombando” na rede para passar uma imagem positiva de sua marca.

Imagem: Semanticae

Imagem: Semanticae

Saiba se comunicar: você deve ter conteúdo e linguagem online pertinentes com o público que deseja atingir, mas sem excluir ninguém – qualquer pessoa é um cliente em potencial. Procure ter conteúdo relevante para seu ramo e um linguajar majoritariamente neutro, mas com leves tendências que casem com a forma de falar e ouvir do grupo de consumidores que você pretende alcançar.

Tenha uma agenda: postar a mesma coisa todos os dias é um caminho rápido para o desinteresse do público. Faça um planejamento que espalhe durante a semana dicas, vídeos, fotos, citações, modo de fazer, promoções etc. Assim os amigos, fãs e seguidores da marca sempre terão um motivo para acessar as suas redes. Ter um calendário anual também é importante – aproveite datas especiais, como natal, páscoa, carnaval, festas juninas etc., para promover sua marca.

Faça promoções: as chances de uma pessoa se interessar pelas redes sociais da sua marca se ela tiver algo a ganhar com isso são muito maiores. Faça sorteios, concursos culturais, gincanas… Premiar o público é uma ótima forma de agradecê-lo por acompanhar a sua empresa.

Surpreenda: já que falamos em premiar as pessoas, por que não fazer uma surpresa para alguém que tenha falado bem da marca? Responda agradecendo, envie um kit de produtos/serviços para ela, cite-a em algum post… Todo mundo gosta de se sentir reconhecido – e divulgar que sua empresa tem reconhecimento pelos clientes pode atrair cada vez mais consumidores para você.

Seja pessoal: se um cliente quiser falar com um computador com respostas prontas, ele pode ligar para algum 0800. A internet é uma forma poderosa de se aproximar de seu público e manter contato direto com ele. Mostre que a empresa tem alma, que está realmente interessada em conhecer as pessoas que consomem seus produtos/serviços, atender suas necessidades e desejos, resolver problemas e melhorar constantemente. Não precisa se comunicar como se fosse um melhor amigo, mas evite a frieza.

Por: Filipe de Paiva

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