Voltar

Lições de carnaval

A festa já está rolando há dias, mas o carnaval é oficialmente hoje. Que tal aproveitar a data para aprender algumas lições com o maior símbolo do carnaval brasileiro: as escolas de samba? Durante o desfile, elas dão um show de alegria e encantamento, mas sob as máscaras está um trabalho árduo realizado com muito foco e dedicação. Prepare papel e caneta e preste atenção nessa aula repleta de samba, confetes e serpentinas!

Assim como sua escola de samba preferida, sua empresa pode ser fortemente criativa e inovadora, mas há uma série de quesitos que influenciam na nota que ela receberá ao desfilar na avenida do mundo corporativo.

Imagem: Estadão

Imagem: Estadão

Evolução

Neste quesito, o jurado se certifica de que cada componente e ala está evoluindo de acordo com o ritmo do samba e se deslocando pela avenida na velocidade certa para respeitar o tempo do desfile. Em uma empresa, se a evolução não fluir bem, o fluxo de trabalho pode sofrer impacto negativo. O gestor deve se assegurar de que cada funcionário, em cada setor, está fazendo sua parte de forma adequada e no tempo estipulado. Assim como uma ala depende da anterior para cruzar o sambódromo, cada departamento tem suas funções intercaladas com os demais – se um evoluir muito rápido ou muito devagar, todos sofrerão a consequência e a empresa vai acabar perdendo pontos na avenida.

Imagem: Blog da Luinha

Imagem: Blog da Luinha

Harmonia

A harmonia é o entrosamento entre o ritmo do samba e o canto dos componentes, seguindo o puxador, o intérprete. Quem é a bateria – a alma – da sua empresa? Qual setor dá o tom para os demais? Quem puxa o samba e é seguido pelos outros colaboradores? O gestor precisa cantar bem o samba da sua empresa e manter o ritmo. É preciso harmonizar o que canta com o que faz na avenida. Não dá para esperar que os funcionários sigam o exemplo se o gestor disser uma coisa e fizer outra. É preciso coesão nesse sentido, além de ética, respeito aos valores e determinação para alcançar as metas. Quanto melhor é a harmonia, mais eficientemente a mensagem será transmitida para cada membro da organização e para os consumidores, que assistem exigentes da arquibancada.

Enredo

O que você está apresentando na avenida? Como está contando essa história? Assim como uma escola de samba precisa ser clara no desfile, uma empresa deve ser objetiva com relação ao que faz, sua missão, visão e valores. Já pensou se o samba fica atravessado, com a comissão de frente cantando um trecho e ala das baianas, outro? A escola deve, como um único organismo, entoar apaixonadamente o mesmo samba-enredo durante todo o desfile. E cada colaborador da empresa precisa saber o que faz, por que, como, para alcançar a mesma missão, pensando na mesma visão e com base nos mesmos princípios. Tenha o cuidado de deixar o enredo de sua empresa bem claro para todos os componentes, de forma que eles o cantem com a mesma entonação e sambem bonito para ganhar um 10.

Conjunto

Não basta evoluir de forma saudável, ter harmonia e enredo na ponta da língua e dos pés de cada um. Todos precisam estar sempre unidos, afinal, escola unida vence unida. Para isso é preciso ter atividade constante, respeito mútuo, colaboração e olhar sempre para a frente. Cuide para que haja um ambiente favorável ao trabalho em cada uma das alas e entre elas. A equipe deve cantar a mesma música com esmero e paixão, tendo os valores alinhados e as metas unificadas. Se todos tiverem o mesmo objetivo, o resultado fará sua empresa brilhar na avenida no desfile das campeãs.

Imagem: Novidade Diária

Imagem: Novidade Diária

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.