Voltar

Como se tornar um profissional indispensável

Imagem: Sacko

Imagem: Sacko

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e não é nada fácil conquistar uma posição de destaque ou mesmo o reconhecimento da empresa e dos colegas. Para isso, ser bom não é o suficiente. É preciso alcançar excelência nas tarefas que você realiza, de forma que ninguém possa cumprir suas metas tão bem quanto você.

Isso pode garantir a manutenção da vaga, mas para se diferenciar e crescer, é preciso ir além. Apenas cumprir metas e entregar resultados no prazo estipulado não fará você regredir, mas também não será nenhum impulso para a sua carreira. Há modos de se tornar importante para a empresa na qual se trabalha, tornando-se peça fundamental no andamento dos negócios. Atente para as dicas a seguir.

Conheça bem a empresa. Estude cada detalhe sobre o funcionamento da empresa na qual você trabalha: os funcionários e suas funções, os negócios realizados, a missão, a visão e os valores… Tudo faz parte de um grande quebra cabeça que você deve ser capaz de montar para chegar mais perto do sucesso.

Idealize. Em um primeiro momento, faça o que lhe é determinado, mas com o tempo, passe a apresentar por si próprio ideias de novos negócios e estratégias, soluções, sugestões de melhorias e aprimoramentos. Assim você se tornará especial e será lembrado como alguém que faz a diferença na hora de resolver um problema.

Saiba fazer o trabalho dos outros. Não é para acumular funções e muito menos tentar tomar o lugar de algum colega. Mas ainda que pessoas sejam insubstituíveis, seus cargos e funções não são. Em caso de faltas ou férias, por exemplo, é importante saber manter tudo funcionando em harmonia. Saber fazer o trabalho de algum colega já o torna especial.

Relacione-se. Crie vínculos com os colegas: manter um ambiente saudável e descontraído ajuda a desenvolver a carreira e criar uma rede de relacionamentos poderosa. Além de ser proativo, é fundamental ter a capacidade de dar e receber feedback.

Seguindo essas dicas, você pode atingir resultados surpreendentes e se tornar um profissional indispensável para sua empresa.

Este caminho é difícil e cheio de obstáculos, então não desanime se cometer alguns erros aqui ou ali. Eles fazem parte do processo de aprendizagem e têm, eles mesmos, algo para ensinar.

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.