Voltar

Arte para ver e sentir

Arte para ver e sentir

O artista plástico Yutaka Toyota / Imagem: Rio & Cultura

Se você acha chato observar obras de arte tendo que manter distância, este mês terá um excelente motivo para visitar o Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro. A partir do dia 08 de fevereiro, será aberta para visitação do público a exposição “Sim, pode tocar!”, do artista plástico Yutaka Toyota.

Ao contrário do comum, que é admirar as obras com certo afastamento, a exposição de 18 esculturas do artista de origem japonesa tem uma proposta bem diferente: o público poderá interagir com as obras. Mais que observar, será possível tocar, ouvir e até cheirar. A intenção da mostra é estimular todos os sentidos, refletindo o que é ser humano – as obras devem incorporar as pessoas e vice-versa.

Cada escultura acionará um dispositivo sonoro que a descreverá quando alguém estiver por perto, atraindo a atenção para as formas, cores, texturas e cheiros do trabalho.

O artista

Toyota nasceu no Japão em 1931 e se mudou para o Brasil em 1958. Enraizou-se na cidade de São Paulo e já teve suas obras expostas em diversas partes do Brasil e do mundo, acumulando uma série de prêmios ao longo de sua carreira.

A exposição

A exposição será aberta para o público no Rio de Janeiro dia 08 de fevereiro no Centro Cultural Correios, na Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro.  Será possível visitar as obras até o dia 17 de março, de terça a domingo, das 12h às 19h. Após o período no Rio, a mostra migrará para o Museu Nacional dos Correios, em Brasília. Entrada franca.

Imagem: Das Artes

Imagem: Das Artes

 

Por: Filipe de Paiva

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.