Voltar

Sonia Figueiredo destaca a importância da carreira para desenvolvimento próprio e da empresa

O portal Recrutando.com conversou com a Diretora de RH da S2 Holding, Sonia Figueiredo, a respeito do mercado trabalho atual, perfil dos profissionais de Engenharia e TI buscados pela empresa, sobre plano de carreira e formação complementar.

Sonia  Figueiredo divide experiência em entrevista

Sonia Figueiredo divide experiência em entrevista

Graduada pela PUC-RJ em Psicologia e com MBA Executivo pela Coppead-RJ, Sonia Figueiredo, possui mais de 20 anos de experiência na área de Recursos Humanos, tendo trabalhado em empresas nacionais e internacionais como O Boticário, Grupo Mesbla, Grupo Abril e L’oreal.

Segundo Sonia, atualmente a S2 Holding busca profissional, tanto de TI quanto de engenharia, com um perfil de qualificação técnica específica para a posição. Mas, acima de tudo, pessoas que tenham competências e valores adequados ao Grupo. A S2 trabalha com muita ética e respeito às pessoas, por isso, para fazer parte da equipe esse profissional deve ter esses valores bem claros dentro de sí. É preciso que essa pessoa tenha uma grande capacidade de engajamento e, principalmente, trabalhar com senso de “dono da empresa”, diz Sonia. Mas a Diretora de RH entende que esse é um perfil não muito fácil de ser encontrado, até mesmo pela dificuldade de mensurar essa competência. Portanto, essa capacidade pode ser mais bem avaliada através do histórico profissional dos candidatos.

É cada vez maior a importância de cada profissional sentir-se dono de sua carreira e de seu processo de desenvolvimento e não mais a empresa.diz Sonia Figueiredo.

Resiliência é também extremamente importante, segundo ela o Grupo está em franco crescimento e as mudanças e novas formas de conduzir os negócios são uma frequente.  É preciso que a empresa possa contar com profissionais que respondam às mudanças rapidamente. Foco em resultado e visão de processo são competências também extremamente importantes em um profissional. Por ser um grupo do segmento de varejo, Sonia diz que ser ágil e dinâmico é fundamental.

Devido à falta de profissionais qualificados disponíveis no mercado, Sonia diz que isso influencia diretamente na S2 Holding. Pois, com isso, se torna mais difícil a identificação desses profissionais. Como solução pra essa escassez, ela acredita que o ideal é investir nos colaboradores e torná-los qualificados. Porém, isso demanda certo tempo. Tempo esse que a empresa não dispõe atualmente, devido ao dinamismo do negócio que está em franco desenvolvimento, tendo, então, que encontra-los prontos. Segundo ela essa não tem sido uma tarefa fácil.

Sonia acredita mais em “possíveis caminhos de carreira”, dinâmicos, construídos de acordo com o potencial, competências e interesse de cada profissional, do que em um “plano de carreira” engessado e pré-determinado, de acordo com o cargo de quem o ocupa e não com as qualificações específicas e expectativas do profissional.

Vale destacar, também, segundo ela a importância cada vez maior de cada profissional sentir-se dono de sua carreira e de seu processo de desenvolvimento. Este papel está cada vez menos depositado somente na empresa, como foi no passado.

Referente à experiência de estudo fora do país, Sonia considera essa vivência em outras culturas algo que acrescenta muito ao profissional, sendo também um diferencial. Segundo a Diretora de RH, tendo em vista que sua empresa busca profissionais resilientes, acredita que a convivência e, portanto, adaptação a outras culturas pode sim ser um bom indicador no profissional em questão.

Fonte: Recrutando.com

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.