Em certos momentos nos deparam com a insatisfação maior em nosso trabalho que o normal. Por mais que busquemos novos desafios tudo parece não fazer mais sentindo profissionalmente. Inicialmente pode ser apenas um desprazer com a organização e uma troca de empresa pode satisfazer as pretensões e necessidades. Outros casos é preciso ser mais radical e trocar de carreira é inevitável, até que em uma dessas buscas você acaba tendo aquele insight!
Trocar ou recomeçar uma profissão sempre será um risco, um desafio e uma aventura, mas jamais pode- se tornar um erro. Por isso, ter paciência e autoconhecimento para absolver tudo de novo que é apresentado é primordial. O sucesso não virá galopando e cada passo é essencial para o futuro.
Neste momento segurar a empolgação é quase impossível. Tudo parece girar a favor e você começa a ver somente coisas boas em seu novo sonho. Porém, sair da atual situação, por pior que seja, e se aventurar em uma nova área nem sempre é um caminho tão simples quanto ao imaginado. A partir dai começa a pendurar a insegurança.
Nesta fase, para persistir e perseverar, o profissional precisa estar aberto para o novo. É uma fase nova profissional em todos os sentidos. Necessariamente novos conceitos serão enraizados e o que foi aprendido anteriormente fará o contra plano da balança. A experiência ajudará a equilibrar as dúvidas.
O importante é estar em uma busca constante de satisfação profissional. Para simplificar os pensamentos e decisões, algumas dúvidas devem ser sanadas desde o início:
- Quais as forças que mais lhe aproximam e o afastam do objetivo de vida?
- Quais os valores pelos quais você gostaria de ser movido?
Agora fica mais claro porque o profissional tem como maior desafio o fazer a mudança. A capacidade de ser flexível e se adaptar rapidamente são diferenciais para que tudo dê certo. Paciência e foco serão imprescindíveis. Aproveite o início do ano para rever os conceitos e traçar novas metas e não esqueça nunca de compartilhar sua experiência conosco. Boa sorte!