Voltar

De volta à Universidade

O cenário na formação de profissionais tem sofrido grandes alterações. Anteriormente, era normal a preocupação dos universitários em sair de seus cursos e realizar uma especialização.  Este passo, antes comum, hoje esta perdendo espaço. A preocupação agora é em realizar uma nova graduação.

Essa nova realidade se aplica para 10,8% dos universitários, principalmente entre as mulheres, que dominam em 58,2% dos casos. Entre os concluintes, 64,8% optaram por fazer o curso desejado em universidade particular. Outra curiosidade perceptível é que a procura, além de ser dominante entre as mulheres, chega a 29,4% em indivíduos acima dos 40 anos.

Tudo isso foi percebido no Primeiro Censo detalhado sobre a Educação realizado pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Muitos fatores podem ser motivacionais como: a vontade de mudar de carreira, de agregar algo à profissão atual ou, simplesmente, o gosto pelo assunto.

Curiosamente, de acordo com a Page Personnel, a falta de fluência em inglês e de experiência ainda são os maiores problemas na hora da contratação. O mercado aquecido não tem sido sinal de emprego certo. Em alguns casos, como vagas para Analista de Marketing Digital, as empresas têm aguardado até 90 dias para conseguirem alguém que atenda a necessidade da corporação.

Na verdade, é hora de analisar: será melhor uma nova graduação ou se preparar e adquirir experiência para conseguir um bom espaço no mercado de trabalho?

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

1 Comentário

Acredito também que o aumento dos casos de mulheres estarem procurando outra formação seja também a busca pela realização profissional. Em algum momento, as mulheres foram a luta por um espaço no mercado de trabalho e se preparam para isso. Agora elas buscam a realização profissional, estão na busca pelo prazer no que se faz e fazê-lo bem.
É bem verdade que hoje um dos grandes problemas para os profissionais de Rh que trabalham recolocação é o despreparo dos candidatos. Ainda se faz necessário que o profissionais pensem na importância de se prepararem melhor para as oportunidade que o mercado está oferecendo.