Voltar

Aprenda a evitar gafes nas festas de final de ano

Final de ano é quase impossível ficar longe das festas de confraternização das empresas. Todas querendo propor um momento de interação com os colegas de trabalhos e comemorar os bons resultados conquistados durante os doze meses trabalhados. É um grande momento para descontração, mas é preciso ter cuidado para evitar  gafes durante a comemoração. Afinal você tem uma reputação impregnada em sua imagem profissional que precisa ser mantida de forma positiva. Para começar, não leva amigo, vizinho ou parente, salvo quando a empresa liberar. Na verdade este momento é o um dos poucos onde você terá contato mais próximo como todo corpo de funcionários da corporação.

Aprecie a bebida e a moderação vai do bom senso de cada um ao iniciar a ingestão

O maior cuidado começa com as grandes concentrações de bebidas alcoólicas nesses eventos. Elas são responsáveis pelo pior dos problemas chamado “ressaca moral”, por alterar o humor de quem bebe.  Portanto, o caminho é simples: aprecie a bebida e a moderação vai do bom senso de cada um ao iniciar a ingestão.

Alguns funcionários , quando convidados para as festas, esquecem que, mesmo sendo um momento para relaxar, esquecem que ainda naquele local ele está em um ambiente corporativo e este é frequentado pelos chefes e outros profissionais. Por isso, as mulheres não devem extravasar no figurino. Devem evitar roupas curtas, grandes decotes e cuidado com as transparências. Se for por um acaso o evento acontecer em um local que tem que usar roupas de banho, não use nenhuma peça cavada. Os homens podem optar por bermudas no lugar de sungas.

Por favor, nada de abaixar o nível. Não é neste lugar que você vai carregar as conversas do corredor. Este momento é de interação, mas não de fofoca. Cuidado com a animação em excesso para não falar mal dos outros participantes ou se sentir a vontade a ponto de falar palavras de baixo calão. Para não cair em tentação procure dançar, mas passe longe de coreográficas esquisitas ou sensuais. Até porque isso pode gerar resultados através de fotos e/ou vídeos nas redes sociais.

Como em uma festa não vamos somente para beber ou dançar, na hora de comer é preciso ainda mais cuidados. Repita quantas vezes for preciso, mas jamais lote o prato de comida. Belisque as guloseimas. Não é necessário tornar este momento um desespero. O importante é sempre lembrar que tudo isso não passa de uma atividade diferente em um ambiente corporativo, então nada de demostrar afeto exageradamente por outra pessoa. O momento não é de curtir uma micareta. Haja com discrição e muito bom senso o tempo todo. Evite cantadas diretas e vulgares. Aproveite para ter uma conversa mais descontraída e, como ninguém é de ferro, faça um convite para outro evento mais descolado ou troque telefone.

Aproveite as comemorações e boas festas! Você merece!

No final, mesmo cometendo alguma gafe, não tente justificar o erro afirmado que estava embriagado. Aproveite as comemorações e boas festas!

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.