Voltar

Pare: Esgotamento Mental!

De acordo com o INSS, o transtorno mental é a terceira causa de mais incidentes nos requerimentos de auxílio- doença, em uma lista que agrupa 17 outros fatores, perdendo apenas para as do sistema osteomuscular, que o caso da Lesão por Esforço Repetido (LER) e as lesões traumáticas.

Na maioria das vezes as patologias psiquiátricas se desenvolvem a partir do estresse ocupacional em diferentes fatores, tais como: violência, medo de assalto ou insegurança; problemas no trabalho, provocados por sobrecarga, pressões e metas impossíveis; problemas com a família e financeiros.

Os sintomas podem ser: dores sem causa específica, sensação de formigamento no corpo, aperto no peito, sensação de mal estar e desânimo. Normalmente, estas reações começam com a depressão e quase sempre em mulheres. Em determinados momentos do ano correspondem a mais 50% dos afastamentos no trabalho podendo, além da indisposição ou apatia ao trabalhar, gerar transtorno bipolar e agressividade.

Infelizmente muitos profissionais em psicologia presentes nas empresas não focam no bem-estar e a saúde emocional das pessoas e acabam por se dedicar ao recrutamento, preocupando-se apenas com quem admite ou demite. Mas na tentativa de melhorar este quadro, algumas empresas vêm se destacando pela procura de serviços especializados como, por exemplo, o da central de atendimento que fornece atendimento para os colaboradores das empresas. Os funcionários ligam e recebem orientações e dicas de como agir no trabalho e podem também desabar sobre problemas familiares e pessoais.

Esgotamento Mental é a terceira causa de auxilio doença, segundo o INSS

O transtorno mais comum é o conhecido Burnout, uma síndrome do esgotamento profissional, principalmente nas pessoas que trabalham “a sua vida”. Hoje o mundo corporativo está cada vez mais competitivo e a procura pelo reconhecimento e produtividade agrava este quadro.

O importante antes de tudo é ter o cuidado com a sua vida! A saúde sempre deve estar em primeiro lugar para que possa alcançar voos profissionais ainda mais altos e estar pronto para poder vivenciar o sucesso.

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.