Voltar

Back2Black volta ao lar e reacende a discussão sobre os direitos afrodescentes

Na última terça-feira, 22, o Rio de Janeiro comemorou o feriado do dia da Consciência Negra. A partir de hoje até o próximo domingo, 27, a cidade será palco de um dos maiores eventos de debate e disseminação da cultura negra: o Back2Black 2012.

O evento acontece na Estação Leopoldina depois de ter a última edição em Londres e pretende debater questões de relevância internacional e promover espetáculos de música, dança e artes visuais ligadas ao mundo negro.

Segundo dados do IBGE, o Censo 2010 aponta que mais da metade dos 191 milhões de brasileiros são afrodescentes. Para completar esta valorização, o Instituto de Pesquisa Data Popular, especializado nas classes C, D e E afirma que os negros e pardos são 53% da eminente classe média, gerando valores em torno de 673 bilhões por ano no Brasil.

O negro vive um momento de descobertas tanto nas politicas do Estado, com as ações defendidas pela presidente Dilma Rousseff, como na indústria cultural. Hoje três produções da Rede Globo tem o negro como destaque: na trama das seis horas, “Lado a Lado”; há das nove horas, “Salve Jorge”; e em  “Subúrbia” ,minissérie que tem como coautor semanal Paulo Lins que escreveu o livro “Cidade de Deus”, adaptado posteriormente ao cinema por Fernando Meirelles.

Entre as atrações principais para o Back2Black 2012 está o trompetista e compositor sul africano Hugh Masekela, referência na militância antiapartheid e autor de “Bring Hin Back Home” – hino do movimento de liberdade de Nelson Mandela. A cantora nigeriana Nneka e Lauryn Hill faz show hoje e amanhã é a vez da americana Missy Elliot agitar a festa. Entre os brasileiros estão Martinho da Vila, Flávio Renegado, Gal Costa e o rapper Emicida.

A estação Leopoldina fica na Avenida Francisco Bicalho,s/n, Santo Cristo, de hoje a domingo, às 20h, por R$ 150. Programação completa em  www.back2black.com.br

Missy Elliot, uma das atrações principais do Back2Black.

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.