A web mudou a forma dos consumidores verem o mundo. A nova dinâmica do mercado permite observar que o consumidor possui mais poder de mercado, tornando-se mais exigente e por isso está menos fiel e tende a trocar mais de produtos e marca.
Mas será que é assim tão simples como parece?
Pode acreditar que não! A busca constante pela inovação faz com que eles mudem suas expectativas e marcas. As novidades no mercado torna o consumidor mais poderoso e ele percebe isso. A economia atual faz com que ele possa ser mais exigente e por isso sempre vai querer mais e mais novidades do produto que necessita. Ele passa ter a necessidade de ser mais tecnológico, prático e, ao mesmo tempo, agrupar o máximo de necessidades em um mesmo produto.
Mas precisa encanta-lo também, haja vista a Apple. Seus produtos não apresentam tantas diferenças de funcionalidade de aos demais concorrentes. Existem seus diferenciais sim, mas o status da marca vem primeiramente pelo design contemporâneo. Isso impressiona o seu público.
Contudo, ele não sabe esperar. Este novo consumidor é imediatista que quer tudo para ontem e de forma de interativa. Dai podemos entender porque o comércio online tem crescido tanto nos últimos anos. Esse nowconomy faz com que o público tenha sua necessidade suprida rapidamente ou ele vai procurar quem atenda prontamente.
O processo ainda continua, pois ele quer dividir experiência. A famosa propaganda boca a boca. O consumidor quer contar que tem um produto novo. No momento que ele começa a dividir este produto com o mundo é preciso que ele tenha sido satisfatoriamente atendido. Do contrário, a corrente se estende e ninguém desejará ter o mesmo produto.
Parece fácil, não é mesmo? Contudo, deve ter uma atenção redobrada a cada detalhe desta etapa para que seu cliente seja bem atendido. Pode ter parecido que não, mas é possível ter um cliente fiel a sua marca, mesmo após o advento da internet.