O mercado está mudando, e a economia criativa tem acelerado este processo. Antes de exigir uma nova consciência para inovar, é preciso entender o público consumidor do mundo de hoje. O relacionamento com o cliente hoje é influenciado e gerido pelos conteúdos online. Por isso é preciso se lembrar, enquanto consumidor, a melhor forma de atender o cliente.
Antes da internet as empresas eram inatingíveis. Hoje basta uma reclamação em alguma rede social para uma voz movimentar uma multidão. É o surgimento do fenômeno das massas. Isso porque a web 2.0 é uma história construída coletivamente e não apenas de quem está em frente a um computador. O conceito de justiça mudou com portais como o Reclame aqui. Tornou-se lugar de elogios, de curtir a marca e principalmente julgá-la.
A democratização do acesso à rede tem estimulado a cada dia este nível critico dos consumidores que não querem simplesmente comprar o produto de interesse, querem também indica-lo quando lhe é satisfatório. O consumidor, com o advento da internet está mais experiente e querem interagir constantemente com os veículos, empresas e campanhas.
Por estes motivos que não há como as empresas se manterem distantes deste ciclo que é totalmente natural. Não adianta não querer ter um perfil de seu empreendimento em sua empresa. Antes de chegar lá os consumidores já adiantaram o processo e seu negócio já é falado na rede mundial de computadores.
Andrei Scheiner, consultor Sênior na Terraforun Consultores, durante sua participação no Wide Open Business, deu dicas para compreender um pouco melhor este consumidor 2.0.