Voltar

A nova dinâmica do mercado

O mercado está mudando, e a economia criativa tem acelerado este processo. Antes de exigir uma nova consciência para inovar, é preciso entender o público consumidor do mundo de hoje. O relacionamento com o cliente hoje é influenciado e gerido pelos conteúdos online. Por isso é preciso se lembrar, enquanto consumidor, a melhor forma de atender o cliente.

Antes da internet as empresas eram inatingíveis. Hoje basta uma reclamação em alguma rede social para uma voz movimentar uma multidão. É o surgimento do fenômeno das massas. Isso porque a web 2.0 é uma história construída coletivamente e não apenas de quem está em frente a um computador. O conceito de justiça mudou com portais como o Reclame aqui. Tornou-se lugar de elogios, de curtir a marca e principalmente julgá-la.

A democratização do acesso à rede tem estimulado a cada dia este nível critico dos consumidores que não querem simplesmente comprar o produto de interesse, querem também indica-lo quando lhe é satisfatório.  O consumidor, com o advento da internet está mais experiente e querem interagir constantemente com os veículos, empresas e campanhas.

Por estes motivos que não há como as empresas se manterem distantes deste ciclo que é totalmente natural. Não adianta não querer ter um perfil de seu empreendimento em sua empresa. Antes de chegar lá os consumidores já adiantaram o processo e seu negócio já é falado na rede mundial de computadores.

Andrei Scheiner, consultor Sênior na Terraforun Consultores, durante sua participação no Wide Open Business, deu dicas para compreender um pouco melhor este consumidor 2.0.

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.