Voltar

Impacto dos Valores Pessoais e Organizacionais

Helenita de Araujo Fernandes – Mestrado em Psicologia Social, pós-graduação em Gestão de RH e graduação em Psicologia. Atualmente é sócia gerente – Movimento RH, consultora e instrutora no SEBRAE-RJ, professora de cursos de pós graduação e extensão em instituições como FGV e do IBMEC.

 

Os valores pessoais consistem em metas ou princípios norteadores da vida do indivíduo, que podem servir a interesses individualistas (valores de poder, realização, hedonismo, estimulação e autodeterminação), coletivistas (valores de tradição, conformidade e benevolência) ou mistos (valores de segurança e universalismo). Eles podem ser, ainda, classificados em duas dimensões bipolares e opostas, com a primeira opondo a autotranscendência (universalismo e benevolência) à autopromoção (poder e realização), e a segunda, a conservação (tradição, conformidade e segurança) à abertura à mudança (autodeterminação, estimulação e hedonismo).

De modo semelhante aos indivíduos, as organizações também possuem valores, isto é, princípios ou crenças norteiam a vida da organização e encontram-se a serviço de interesses individuais, coletivos ou mistos. Desse modo, os valores organizacionais podem ser distribuídos em três dimensões bipolares: autonomia versus conservadorismo, hierarquia versus igualitarismo e harmonia versus domínio. Dentre os diferentes construtos que sofrem a influência dos valores, destaca-se o comprometimento organizacional, que se caracteriza como um vínculo psicológico que liga o indivíduo à organização e se desdobra em três componentes: afetivo, calculativo e normativo.

Tanto os valores pessoais quanto os valores organizacionais têm se mostrado importantes preditores do comprometimento organizacional. No entanto, as investigações sobre a influência conjunta dos valores pessoais e dos valores organizacionais sobre as três dimensões do comprometimento ainda são incipientes. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou investigar o impacto dos valores pessoais e organizacionais no comprometimento com a organização. A pesquisa contou com a participação de 311 empregados de ambos os sexos, provenientes de diferentes organizações localizadas no Rio de Janeiro. A coleta de dados efetivou-se por meio de instrumentos de auto-relato destinados a avaliar as diversas variáveis compreendidas pelo estudo.

Os resultados das análises das regressões múltiplas lineares hierárquicas evidenciaram que:

(1) as pessoas que endossam em maior grau os valores pessoais de conservação e que percebem sua organização como mais conservadora e com hierarquias mais rigidamente estabelecidas, são as mais propensas a se vincularem afetivamente às mesmas;

(2) as pessoas que percebem que sua organização valoriza mais a autonomia, tendem a apresentar maior comprometimento calculativo;

(3) as pessoas que dão maior valor pessoal à conservação e à autopromoção, tendem a demonstrar maior comprometimento normativo com a organização.

Tais resultados são discutidos à luz dos modelos teóricos que deram suporte à pesquisa e, na conclusão, são discutidas algumas estratégias com base em valores potencialmente capazes de suscitar maior comprometimento dos empregados.

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.