Voltar

Filosofia como respostas – Livros

*Extraído e alterado da Revista da Cultura

Fala-se muito em um retorno da filosofia, ou até mesmo em uma nova maneira de fazê-la. Como explicar isso? Primeiro, pelo declínio das respostas prontas, dadas por muito tempo pelas religiões ou pelas grandes ideologias. Isso faz com que haja uma grande confusão, mas leva ao aumento da reflexão: as pessoas, por não terem mais respostas fáceis, buscam suas próprias soluções para questões que elas têm sobre si mesmas, sobre a vida ou sobre o mundo, o que é uma definição de possível filosofia.

Além disso, a filosofia pode ser utilizada para identificar e resolver problemas do dia a dia que envolvam questões essencialmente filosóficas, como moral e ética, e outras nem tanto, como pedir ou não um divórcio.

Os filósofos estão escrevendo livros para um público mais amplo, estão sendo entrevistados para revistas impressas e eletrônicas, escrevendo para mais jornais.

Não podemos esquecer que a filosofia foi banida das escolas brasileiras em 1971, durante a ditadura militar, só retornando ao currículo obrigatório a partir de 2009. Esse fato contribuiu para a pouca procura dos cursos de nível superior de filosofia e, consequentemente, para um baixo número de graduados na área: com a matéria voltando às escolas, os alunos precisam entender o que estão estudando.

No livro Filosofia como política cultural, o norte-americano Richard Rorty diz que a filosofia ocupa um importante lugar na cultura apenas quando as coisas parecem estar caindo aos pedaços. Em períodos assim, os intelectuais interpretam o passado em termos de um futuro imaginado. Eles oferecem sugestões sobre o que pode ser preservado e o que deve ser descartado. Talvez por isso, diante de grandes crises mundiais, a popularização da filosofia possa ser apenas o começo de uma mudança de comportamentos e valores.

Separamos algumas sugestões de livros de filosofia, caso você queria se aprofundar no assunto:

A felicidade, desesperadamente. Andre Comte-Sponville

 

 

 

Mais Platão, menos Prozac. Lou Marinoff

 

 

 

Nietzsche para estressados. Allan Percy

 

 

 

Justiça – O que é fazer a coisa certa. Michael Sandel

 

 

 

Como viver – Ou uma biografia de Montaigne em uma pergunta e vinte tentativas de respostas. Sarah Bakewell

 

 

 

Entendendo Filosofia. Dave Robinson

 

 

 

O peso das coisasFilosofia para o bem-viver. Jean Kazez

 

 

 

Clarice Lispector: Uma literatura pensante. Evando Nascimento

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.