No dia 20 de julho de 1969, a humanidade deu um grande passo com a chegada da nave Apollo 11 à lua. Nela, estavam os três primeiros seres humanos a caminhar pelo satélite. Na ocasião, o médico argentino Enrique Ernesto Febbraro propôs ao mundo instituir aquela data como o “Dia da amizade”, pois para ele o feito demonstra que se a humanidade se unir com seus semelhantes, não existirão objetivos impossíveis. O feito da missão Apollo 11 completa neste mês 43 anos, e apesar de tanto tempo ter se passado a maioria das pessoas continuam acreditando nas ideias de Febbraro. Quando o assunto chega ao ambiente de trabalho a amizade entre colegas e até mesmo com o chefe é uma pauta recorrente. Será que ter um laço de amizade com o chefe pode atrapalhar ou ajudar na ascensão profissional?
Uma pesquisa realizada recentemente pela Trabalhando.com Brasil com 32 profissionais revela que a maioria dos entrevistados (52%) acredita que a amizade com o chefe é algo positivo para a carreira, e que ela pode até harmonizar o ambiente profissional. Dos demais entrevistados, 48% acreditam que a amizade atrapalha a carreira, e causa confusão entre o profissional e o pessoal ou então causar uma mal estar com os colegas.
Para o diretor-geral da Trabalhando.com, Renato Grinberg, uma relação extraprofissional pode otimizar processos, facilitar o diálogo e suavizar a tensão do ambiente de trabalho. “A amizade contribui muito, mas, por outro lado, os laços afetivos podem ser meio caminho para que excessos de intimidade e possíveis favorecimentos venham à tona, gerando mal-estar entre os colegas e até mesmo uma competitividade negativa. O importante é sempre se manter o bom senso nesses casos”, explica. O especialista dá 5 dicas para que colaboradores não transformem amizade com o chefe em um pesadelo:
- Se você e seu chefe já eram amigos, não exponha nada que possa se transformar em piada, como apelidos ou histórias engraçadas;
- Evite fazer comentários do que vocês fazem ou onde vão fora do horário de trabalho;
- Não aproveite os momentos de lazer com o chefe para criticar colegas ou fofocar sobre eles;
- Cuidado: alguns chefes se aproximam dos subordinados para arrancar informações pessoais. Dependendo do gestor, tudo o que você disser poderá ser usado contra você e não a seu favor;
- É preciso colocar sua carreira em primeiro lugar, não tenha medo de desapontar seu “chefe/amigo” caso surja uma oportunidade em outra empresa.