Com o mundo corporativo cada vez mais competitivo não basta ter as informações certas e as competências desejadas. É preciso ter as atitudes que o façam realmente vencer. Hoje, vivemos em uma verdadeira selva corporativa, na qual todos os dias o profissional precisa lutar muito para crescer na carreira.
Podemos comparar o dia a dia do ambiente de negócios com o de uma selva. No mundo animal tanto predadores quanto presas estão sempre criando estratégias para se manterem vivos, ter seu espaço na natureza e alimentar seus filhotes. Nas empresas os funcionários estão sempre tentando ser promovidos, ganhar um aumento salarial, provar porque são melhores que seus colegas, ter uma oportunidade de mostrar seu talento. A essência de estar sempre buscando a sobrevivência é igual em ambos. No mundo animal não existe escolha: predadores sempre serão predadores e presas sempre presas, porém no mundo corporativo a escolha é de cada indivíduo. Mas como ser esse o predador e não a presa?
O autor do livro A Estratégia do Olho de Tigre, Renato Grinberg, acredita tanto na comparação do mundo corporativo com o animal que com base nessa teoria e em sua própria experiência desenvolveu um método – a estratégia do olho de tigre – para que executivos e profissionais possam alcançar o sucesso. A obra vai ajudar o leitor a desenvolver seu potencial e saber mais como:
- Conhecer suas fortalezas e fraquezas
- Transformar seus sonhos em objetivos
- Ser dedicado e resiliente
- Ser criativo ao resolver problemas
- Aproveitar as oportunidades
- Turbinar seu networking
- Cuidar do seu posicionamento
Grinberg explica em seu livro que para se tornar um profissional de destaque no mercado não basta apenas ter uma boa formação e um bom currículo: “O profissional deve ter também garra, determinação, precisão e força”, diz.
Sobre o autor
Renato Grinberg é especialista em desenvolvimento de carreira, liderança e gestão de empresas, já tendo ajudado inúmeros executivos e profissionais a progredirem em suas carreiras. Graduado inicialmente em música, resolveu ser ele próprio o responsável por dar uma guinada em sua carreira. Depois de fazer um curso intensivo em marketing e propaganda na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, partiu para os Estados Unidos onde fez uma pós-graduação em marketing na University of California, Los Angeles (UCLA) e posteriormente cursou um MBA na University of Southern California, Marshall School of Business (USC). Desenvolveu, a partir daí, sólida carreira internacional. Trabalhou em grandes empresas como a Sony Pictures e, aos 29 anos, foi selecionado entre centenas de executivos vindos dos mais prestigiados MBAs do mundo inteiro, para trabalhar na Warner Bros., empresa do maior grupo de mídia do planeta, a Time Warner. Participou de seminários ministrados por Franklin Covey e Ken Blanchard, entre outros notáveis, e de diversos cursos de especialização e desenvolvimento durante sua temporada de oito anos nos Estados Unidos. Voltou ao Brasil em 2006 como executivo da Warner Bros. E, em 2008, assumiu a presidência da Trabalhando.com Brasil, empresa multinacional presente em 11 países e líder no segmento de hunting e e-recruitment. Renato Grinberg mora em São Paulo com sua esposa e duas filhas. Mais informações em seu site: www.renatogrinberg.com.br
Assista o vídeo e saiba o que o autor diz sobre sua obra:
[http://www.youtube.com/watch?v=3Gmh0aX0iO4]
A Estrategia do Olho de Tigre, Renato Grinberg – Editora Gente – Páginas: 173
As competências especiais e os ativos especiais, que juntos com as vantagens competitivas e as posi