Voltar

Mereço um Aumento Salarial! Como Pedir? Click Coaching

Questões que envolvem aumento salarial e promoção são sempre críticas para os profissionais, mas é fato que também são para os gestores, sempre.

A Maria relata estar vivendo essa situação agora. Ela menciona o que chama de “a famosa lei de mercado”, ou seja, a ideia de que é necessário se lançar ao mercado para alcançar novas e maiores posições. Ela acredita que por melhor que seja a empresa onde você trabalha, este tipo de ação é necessária quando a empresa não a reconhece espontaneamente. Sua dúvida é, então, como solicitar isso? E quando esse momento coincide com resultados financeiros da organização abaixo do esperado, ainda cabe uma solicitação?

Em primeiro lugar, acho que vale aqui uma auto-análise da sua contribuição, seja sincera com você:

  • Você acredita que a sua contribuição vem sendo dentro ou acima do esperado?
  • Você tem alcançado suas metas?
  • Participou ou entregou algum projeto especial que tenha trazido significativo impacto ou resultados?
  • Como é o relacionamento com seu chefe? Há transparência e parceria?
  • E com os colegas? Você consegue expor suas ideias?
  • Você é percebida como alguém contributiva e comprometida?

Também vale uma análise do porque você acredita que merece ser promovida, aqui falamos de projeção do futuro.

  • O que você pode agregar para essa nova posição?
  • Você acredita que reúne boa parte das competências necessárias para ser promovida?
  • Você compartilha dos valores e cultura da organização?

Lógico que o melhor é não ter que pedir para ser reconhecida, que empresa e gestor se antecipem. Mas se você realmente crê nos pontos acima e consegue defendê-los com argumentos consistentes que vão além do “eu acho que mereço”, “venho trabalhando muito”, “fulano ou cicrano receberam aumento”, “já estou aqui há muito tempo” etc. não há porque não se posicionar. Você deve sim puxar a conversa com seu gestor.

Você mesma escreveu: “a empresa não me deve nada, não tem que conceder nada por obrigação”, é a pura verdade. Então pense na forma como vai abordar o assunto, se posicionar sim, mas jamais colocar seu chefe contra a parede. Estabeleça uma conversa e não um muro de lamentações e cobranças.

O fato de uma empresa estar passando por situação financeira não muito favorável, realmente dificulta a implantação de novos programas e benefícios. Mas não pode ser justificativa para você não se posicionar. Há nesse cenário uma boa oportunidade também, porque caso você realmente acredite que tem uma contribuição diferenciada, esse pode ser um bom argumento para começar. Mostrar que você estaria ainda mais motivada para apoiar a empresa nesse processo de recuperação se você receber o reconhecimento que crê estar em linha com sua contribuição e potencial. Dê sugestões, mostre apoio à empresa, se mostre necessária.

Peça feedback e esteja pronta para ouvir o que vier, coisas boas e não tão boas assim. Escute, não rebata porque todos nós temos algo a melhorar e o fato de seu chefe, eventualmente, focar em um ponto de melhoria não invalida o pedido de aumento se você atende positivamente a maioria das perguntas acima. É o momento de ouvir, concordar e mostrar motivação para mudar esses pontos porque também a ajudarão a reforçar tudo aquilo que você apresenta como ponto forte.

Uma ótima conversa e sucesso!

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

1 Comentário