Tive a oportunidade de receber um texto, muito interessante, e me permiti traduzir o título para algo como “A Revolução Digital dita as Necessidades de Executivos em Diferentes Segmentos”.
O texto foi enviado pela Magui Castro, sócia da CT Partners, uma das maiores empresas globais de Executive Search e chamou minha atenção por abordar o poder que o avanço tecnológico tem para transformar um negócio ou toda uma indústria, o texto também nos lembra que as mídias digitais impactaram os Modelos de Negócio de uma forma nunca vista antes.
Alguns segmentos tiveram que repensar seu “core business” e muitos outros tiveram que aprender como utilizar essas ferramentas para melhorar a comunicação e a eficiência organizacional, por exemplo.
Para muitas empresas representou a necessidade de repensar sua estratégia, do marketing à finanças, passando por recursos humanos e gerenciamento de crises. Tudo vem sendo repensado, estimulado pelo contínuo e significativo aumento do uso das redes sociais.
Natural, então, que com tantas oportunidades e demandas, surjam novas posições na alta liderança que têm como principal desafio expandir a “expertise digital” da empresa e contribuir para o desenho de novas estratégias de negócio que objetivam tirar o máximo proveito possível das mídias sociais.
Empresas globais, de acordo com o texto, estão criando, por exemplo, “Chief Digital Officers” – CDO e Diretores de Mídias Sociais, sem contar as diferentes e novas funções que surgiram no nível técnico-administrativo que se encarregam de dar vida a essas intenções.
Grandes desafios surgem acompanhando essa necessidade e, quase sempre, há dúvidas do tipo:
Ufa! Novos tempos para os profissionais, gestores e Head Hunters! Mas isso também implica em novas e diferentes oportunidades de carreira para, por exemplo, as áreas de tecnologia da informação, comumicação, publicidade e marketing. Mas acredito, de verdade, que em todas as áreas, o profissional que estiver atualizado com esse cenário e as principais ferramentas, sai na frente na hora de buscar uma vaga.
Quando pensamos em empreendedorismo, não é muito diferente. Alguns investidores que venho conversando, sinalizam que valorizam a presença de um sócio com domínio na área de tecnologia, quando avaliam a decisão de colocar ou não dinheiro em um start up.
E então? Não deixe mais para depois, mergulhe já no novo mundo WEB e redesenhe sua função, suas atividades e possibilidades.
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